O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu fortes indícios que manterá a mesma equipe econômica e o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, no segundo mandato. Lula falou com a imprensa nesta quinta-feira (9) no Itamaraty, em Brasília, após um almoço oferecido ao presidente peruano Alan Garcia. A informação foi dada pela colunista Tereza Cruvinel em seu blog no O Globo Online.

CARREGANDO :)

Segundo a jornalista, o presidente disse que todos ficam nos cargos pelo menos até dia 31 de dezembro e desconversou quando questionado se estava confirmando o nome de Meirelles: "Estou dizendo que tenho até o dia 31 para decidir sobre quem deve sair e quem deve ficar, sobre quantos ficam ou quantos saem. Este time é ganhador, ganhei a eleição com ele, não estou com pressa".

Há ainda especulações sobre a manutenção dos nomes do ministro da educação, Fernando Haddad, da fazenda, Guido Mantega, e do planejamento, Paulo Bernardo. No entanto, a permanência de Meirelles no BC divide o governo, havendo quem defenda que ele dê lugar a alguém mais comprometido com a queda dos juros e o crescimento.

Publicidade

Em Curitiba

Nesta quinta-feira (9), o presidente do BC, Henrique Meirelles, esteve em Curitiba para a solenidade de inauguração do novo prédio do Banco Central na cidade. Ele reafirmou que os juros devem baixar gradualmente no novo governo de Lula.Leia a matéria completa

Veja também
  • PT não teme perder espaço no governo, diz Marco Aurélio Garcia
  • Lula recebe apelos, mas evita se manifestar sobre permanência de Gil
  • Gil: 'Se vier a deixar o ministério, é para ficar em casa com o meu silêncio'
  • Lula: Não farei 'salada de frutas' na composição do governo
  • Lula recebe Jader Barbalho no Planalto para discutir novo governo
  • Lula quer demissão coletiva de ministros no mês que vem