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"Se o funcionário vai a um posto de saúde e pede ao médico para ampliar o tempo de repouso indicado no atestado, ele aceita", acusa Danton Lima, do hotel Bristol Brasil 500. Essa era uma das principais estratégias usadas por seus colaboradores para faltar, antes da implementação de um programa motivacional.

Uma fonte do ramo de seguradoras de saúde confirma que são comuns as faltas "suspeitas". "Elas se concentram nas segundas e sextas-feiras e próximo a feriados, e envolvem principalmente jovens em seu primeiro emprego", diz.

A fonte acrescenta que "é quase impossível ao médico negar um atestado, mesmo que pela análise de sintomas a pessoa pareça bem, porque o profissional não pode duvidar do paciente".

O presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Gerson Martins garante que a orientação médica prevê o contrário: "Caso o paciente faça um pedido de ampliação do tempo de afastamento do trabalho, o profissional deve explicar que isso é ilegal e antiético. E, em hipótese alguma, deve atender o pedido."

Plano de saúde

As faltas em excesso contribuem para o encarecimento dos planos de saúde corporativos. De qualquer forma, contratar um plano para os funcionários é uma estratégia para diminuir o tempo perdido com consultas médicas. "Faz uma grande diferença, porque o colaborador não precisa esperar nas filas da rede pública", diz Michele de Macedo, coordenadora da ALL. (HC)

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