• Carregando...

O fornecimento de energia da Copel cresceu 9,3% no primeiro semestre deste ano, chegando a 13,4 mil gigawatts-hora (GWh). O número equivale à soma da energia entregue aos clientes dos mercados cativo e livre – este restrito a grandes consumidores, principalmente indústrias.

As vendas ao mercado cativo diminuíram 0,2% em relação ao mesmo período de 2012, para 11,4 mil GWh, puxadas pela queda no consumo industrial, que encolheu 12,3%. Todas as demais classes registraram crescimento na demanda, com destaque para as residências, que consumiram 4,6% mais energia.

De acordo com a Copel, o recuo da indústria no mercado cativo foi provocado, basicamente, pela migração de grandes consumidores para o mercado livre – ambiente de negócios em que preços, prazos e duração do contrato de fornecimento são negociados diretamente entre o consumidor e a companhia.

O número de clientes livres da empresa passou de 14, em junho de 2012, para 29, em junho deste ano. Com essa migração, o consumo desse mercado mais que triplicou, chegando a pouco mais de 2 mil GWh na primeira metade do ano. A modalidade, que um ano atrás respondia por 5,3% da energia fornecida, agora tem participação de 15%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]