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Após crescer 8,7% em 2010, sustentado pelas vendas de gasolina e querosene de aviação, o mercado de distribuição de combustíveis deve ter uma expansão de pelo menos 5% este ano, segundo o sindicato nacional das empresas do setor.

"Vamos crescer alguma coisa em torno de 5 ou um pouco mais, acompanhando um pouco o ritmo da economia, que deve crescer uns 4%... (Vai ser) sustentado por essa perspectiva de um aumento da frota de veículos leves e com o aumento da classe emergente", disse o presidente executivo do Sindicom, Alísio Vaz, a jornalistas.

Em 2010, o crescimento das vendas de gasolina foi de 17,5%, e o de querosene de aviação, de 15,1%, ao passo que o etanol hidratado registrou uma queda de 8,5%.

"O crescimento da gasolina foi alavancado pelo crescimento do consumo e em parte também pelo aumento do preço do álcool. Já a expansão do mercado de querosene de aviação reflete bem o tráfego aéreo do país", disse Vaz.

No primeiro trimestre deste ano, as vendas de gasolina subiram 7,6%, e as de querosene de aviação, 12,1%. O mercado como um todo avançou 3,7%.

No quadrimestre, as vendas de etanol caíram 9,5%, segundo o Sindicom, mas os números de abril já apontaram para uma recuperação.

"Em abril, as vendas do Sindicom foram ao fundo do poço e foram as piores para o mercado de etanol desde 2005", disse ele.

"O desafio de curto prazo deste ano é vencer 2011 sem volatilidade de preço, uma vez que a safra (de cana) não vai crescer de forma significativa para atender a demanda. Temos que administrar o estoque", acrescentou Vaz, ao lembrar que as empresas do Sindicom têm 79% da participação no mercado.

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