• Carregando...
Veja como fecharam as bolsas no mundo inteiro |
Veja como fecharam as bolsas no mundo inteiro| Foto:

Os principais índices do mercado de ações da Europa fecharam em alta ontem, refletindo a satisfação dos investidores com a notícia da ação combinada dos bancos centrais. O anúncio diminuiu bastante os receios com a possibilidade de um aperto no crédito piorar a crise das dívidas europeias. "A obtenção de financiamento em dólar é um grande problema e esse movimento reconhece isso", disse Louise Cooper, estrategista do BGC Partners.

Apesar disso, segundo Koen De Leus, estrategista da KBC Securities, os bancos centrais já agiram de forma coordenada antes e o histórico mostra que os efeitos positivos tendem a ser breves. "Não é suficiente. É uma iniciativa temporária de liquidez, algo bom, mas que não vai resolver o problema", acrescentou.

Outro fator que deu suporte às bolsas foi a decisão do Banco do Povo da China (PBOC) de cortar a taxa de compulsório em 0,5 ponto porcentual a partir de 5 de dezembro. A medida aumenta a quantidade de dinheiro que os bancos podem emprestar para as empresas e consumidores e em tese pode incentivar o crescimento da economia do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]