• Carregando...
O cantor paranaense Michel Teló lidera o ranking das celebridades mais visadas por cibercriminosos para disseminar malwares | Divulgação.
O cantor paranaense Michel Teló lidera o ranking das celebridades mais visadas por cibercriminosos para disseminar malwares| Foto: Divulgação.

Frequentemente, criminosos virtuais se aproveitam do interesse dos consumidores por materiais relacionados a seus ídolos, sejam notícias, musicas, vídeos, papel de parede ou fotos, para atraí-los a sites repletos de malwares - códigos maliciosos capazes de infectar o computador do usuário e de roubar senhas e informações pessoais.

Uma pesquisa anual feita pela McAfee e divulgada esta semana mostra que o cantor paranaense Michel Teló, responsável pelo hit "Ai, Se Eu te Pego", é a celebridade brasileira mais "perigosa" da web neste ano.

A pesquisa faz o levantamento dos nomes de famosos, entre atores, músicos, comediantes, atletas e personalidades em geral, que mais são utilizados pelos atacantes como iscas para disseminar ameaças na web.

Segundo a McAfee, ao buscar por materiais sobre Michel Teló, o risco é de que quase 16% das páginas sejam portadoras de ameaças on-line, como spyware, adware, spam, phishing, vírus e outros malwares.

O ranking deste ano mostra que os cantores são as celebridades mais visadas pelos cibercriminosos como iscas para vírus - a metade dos dez primeiros colocados atua na área musical. Luan Santana (15,19%), Anitta (14,63%), Ivete Sangalo (12,50%) e Gaby Amarantos (11,11%) estão entre os nomes mais usados para disseminar malwares.

Veja abaixo a lista das celebridades mais visadas. O porcentual se refere à porcentagem de páginas analisadas pela McAfee que são portadoras de ameaças on-line que podem infectar o computador do internauta:

1º - Michel Teló (15,65%)2º - Luan Santana (15,19%)3º - Viviane Araújo (15,09%)4º - Anitta (14,63%)5º - Ivete Sangalo (12,50%)6º - Ísis Valverde (11,57%)7º - Sabrina Sato (11,48%)8º - Gaby Amarantos (11,11%)9º - Dunga (10,37%)10º - Luciano Huck (9,72%)

Junto do levantamento, a McAFee também divulgou algumas dicas básicas que podem ajudar a manter hackers e vírus longe do seu computador:- "Downloads gratuitos" são os termos de pesquisa mais propensos a conter vírus. Aqueles que pesquisam os termos vídeos ou arquivos para download devem ter cuidado para não liberar malwares no computador.

- Cuidado com qualquer conteúdo que solicite download de arquivos antes de ser disponibilizado. É recomendável optar por ver vídeos ou fazer download de conteúdo diretamente dos sites oficiais dos provedores de conteúdo.

- Confirme sempre o endereço do site. Use o cursor do mouse paraa garantir que o link irá te direcionar para o site correto e procure erros de ortografia ou outras pistas que indiquem se o site que você pretende acessar é seguro ou não (existe um tipo de golpe que se aproveita de erros de digitação dos usuários na internet ao inserirem endereços de sites em um navegador)

- Não "faça login" nem compartilhe outras informações: se você receber uma mensagem, um SMS ou um e-mail ou acessar um site de terceiros que solicita suas informações (cartão de crédito, e-mail, endereço residencial, login do Facebook ou outras informações) para ter acesso a uma reportagem exclusiva, não compartilhe essas informações. Essas solicitações são uma tática comum de phishing que pode levar ao roubo de identidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]