• Carregando...

A Justiça brasileira quer saber porque a maior fabricante de brinquedos do mundo fez três campanhas de troca de produtos em menos de um ano. Se ficar comprovado que a Mattel já sabia dos problemas na linha Barbie desde novembro, a empresa pode ser multada em até R$ 5 milhões. Dessa vez, o problema é na tinta de algumas peças que acompanham os conjuntos da boneca. A tinta tem excesso de chumbo na composição.

Serão recolhidas as peças de kits da Barbies, detalhes de casa e um modelo de locomotiva para crianças menores.

O ministério da Justiça abriu um processo administrativo contra a Mattel. O departamento de Proteção de Defesa do Consumidor investiga se a empresa não falhou ao determinar três campanhas de trocas de produtos em dez meses. A suspeita é que todos os brinquedos com defeitos poderiam ter sido substituídos na primeira campanha, que aconteceu em novembro do ano passado.

Em agosto, a Mattel já havia anunciado dois recalls. O primeiro, de 1,5 milhão de brinquedos fabricados na China, foi provocado também pelo excesso de chumbo. Duas semanas depois, a empresa realizou um dos maiores recalls da história, com o recolhimento de 21 milhões de brinquedos ao redor do mundo, sendo 850 mil no Brasil. Alguns brinquedos também continham excesso de chumbo na tinta. Outros, pequenos ímãs que se soltavam e poderiam ser engolidos ou aspirados pelas crianças.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) foi surpreendido com a nova campanha de troca anunciada pela Mattel. Os técnicos acreditavam no comunicado anterior da empresa, que dizia que não havia produtos contaminados com chumbo no país.

- Uma questão séria porque é a presença de chumbo na tinta, isso pode trazer comprometimento grave para a saúde das crianças que põem brinquedos na boca - informa a coordenadora executiva do IDEC, Marilena Lazzarini.

O excesso de chumbo em contato com o corpo humano pode causar desde dores de cabeça até danos cerebrais.

- Os níveis de chumbo que tem nos brinquedos precisariam de um contato muito prolongado com a criança para ter realmente um problema de saúde - defende o gerente da Mattel do Brasil, Alejandro Rivas.

Para trocar as peças no Brasil, o consumidor precisa fazer um cadastro na Mattel - por telefone ou pela internet. Depois, enviar as peças pelo governo. O recall brasileiro deve atingir cerca de 7 mil produtos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]