• Carregando...
Carvoarias da região de Guarapuava foram autuadas por trabalho irregular | Divulgação/PRF-PR
Carvoarias da região de Guarapuava foram autuadas por trabalho irregular| Foto: Divulgação/PRF-PR
  • PRF e MTE autuaram carvoarias irregulares na região de Guarapuava
  • Condições irregulares de trabalho foram constatadas na operação

Uma ação conjunta do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) autuou carvoarias com trabalhadores irregulares em Guarapuava e Turvo, região Central do Paraná. Oito empresas foram notificadas por irregularidades no registro dos empregados em ação que ocorreu na última semana e foi divulgada nesta quinta-feira (2) pela PRF.

Segundo o chefe de Inspeção do Trabalho da seção regional (SRTE) do ministério, Elias Martins, as empresas são pequenas, variando entre um e seis empregados cada. Três delas são de trabalho familiar. Não houve registro de trabalho infantil em nenhuma delas, segundo relatou o auditor fiscal do trabalho Mario Oliani, responsável pela operação.

Para uma fiscalização focada em questões de segurança e saúde no local de trabalho, seria preciso uma nova ação, com um maior número de auditores, na avaliação de Martins. Ele ressalta que o objetivo é chegar às grandes empresas que compram o produto das carvoarias menores. "Nós temos que programar novas ações e vale como alerta para aqueles que já foram fiscalizados e serão", completa.

O agente do ministério disse não poder informar o nome das empresas fiscalizadas. Não houve registro de crimes ambientais, mas foram vistos trabalhadores sem luvas, máscaras e "até descalços", segundo o agente do Núcleo de Operações Especiais (NOE) da PRF, Lyer Van Grisbach Woczikosky.

Confira imagens da operação

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]