| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

A empresa chinesa Didi Chixing, uma das principais concorrentes da Uber, comprou o aplicativo brasileiro 99 (antiga 99Táxis). A chinesa já havia liderado em janeiro do ano passado uma rodada de investimentos de US$ 100 milhões na brasileira, mas até então tinha uma participação minoritária no negócio.

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A informação da aquisição foi divulgada primeiro pelo jornal Valor Econômico e pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo, na terça-feira (2), e, nesta quarta (3), confirmada pelas empresas. “O investimento consolida uma profunda parceria já existente entre Didi e 99 para acelerar ainda mais o mercado de corridas por aplicativo na América Latina, garantindo mais opções de transporte para os usuários”, dizem as empresas em nota.

As empresas também afirmam que a Didi vai agregar à 99 sua expertise mundial em transporte de passageiros intermediado via aplicativo com uso de inteligência artificial. Elas dizem, ainda, que o conhecimento operacional que a Didi tem no mundo vai acelerar o crescimento e a inovação no mercado de aplicativos de transporte na América Latina.

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“As equipes Didi e 99 trabalham em profunda parceria. Esse novo nível de integração trará para a região um serviço de mobilidade ainda mais acessível e com mais valor agregado”, destaca o fundador da Didi, Cheng Wei na nota.

Apesar do anúncio oficial, as empresas não deram detalhes do acordo. Segundo o jornal Valor Econômico, a Didi avaliou a 99 em US$ 1 bilhão e comprou a fatia que pertencia aos fundos Riverwood Capital, Monashees, Qualcomm Ventures, Tiger Global e Softbank. Além disso, os chineses teriam feito um novo aporte na 99. Já Lauro Jardim noticiou que a Didi comprou a 99 por R$ 960 milhões.

99 atraiu US$ 200 milhões em 2017

Em janeiro de 2017, a Didi tinha liderado uma rodada de investimentos de US$ 100 milhões na brasileira 99. Na época, a rodada contou com a participação do fundo americano Riverwood Capital e deu à Didi o direito a uma cadeira no Conselho de Administração da 99.

Poucos meses depois, em maio, foi a vez do fundo japonês Softbank investir US$ 100 milhões e se tornar acionista minoritário da 99. Os japoneses também compraram uma participação na Uber em dezembro de 2017, em um negócio que ainda não teve os seus detalhes revelados.

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99 começou focada em táxis

A 99 começou em 2012 como um aplicativo de táxis, sendo chamada, na época, de 99Táxis. Ela foi fundada por Paulo Veras, Ariel Lambrecht e Renato Freitas.

Em 2016, a empresa lançou o aplicativo 99POP, de motoristas particulares, para concorrer diretamente com a Uber no Brasil. Desde então, a modalidade POP tem sido o maior foco de investimento e expansão da empresa. A empresa tem 300 mil motoristas, 14 milhões de passageiros e está presente em mais de 400 cidades no Brasil.

Veras continua na 99, como presidente do Conselho de Administração, e o CEO é o americano Peter Fernandez.