• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Mais duas marcas de veículos chegam a Curitiba. O grupo Multimotors, no mercado paranaense desde 1997, investiu R$ 3 milhões para trazer a indiana Mahindra e a inglesa Morgan Garage (MG). O grupo já vende as asiáticas SsangYong e Changan em Curitiba. O diretor Lincoln Atab disse ao repórter Carlos Guimarães que o incremento do portifólio vai permitir dobrar o número de negócios. A loja da Mahindra foi inaugurada há uma semana e a da GM será aberta em dez dias.

O que motivou o investimento?

Todas as marcas, quando desembarcam no Brasil, começam por São Paulo e por Curitiba. São Paulo é a capital econômica do país. Já o mercado de Curitiba é uma espécie de termômetro em função do público exigente. Ou seja, o produto que for bem aqui vai dar certo em qualquer outro lugar do Brasil.

Qual a expectativa de crescimento nos negócios?

A Mahindra é um dos maiores grupos do mercado indiano e em processo de globalização. Inclusive, tem uma fábrica em Manaus. A MG tem um histórico bastante importante no segmento mundial. É a antiga responsável pela Mini, fabricante do modelo cooper. Nossa pretensão é aumentar em 100% os negócios em relação a 2011, quando vendemos 453 veículos.

O que será oferecido ao público?

Os modelos da Mahindra são utilitários 4x4 a diesel que chegam com um preço abaixo dos similares do mercado. A marca já está no país desde 2007, ou seja, tem uma identificação que permite alavancar os negócios. Os veículos da MG são modelos de passeio premium. A marca ainda não é muito conhecida e será preciso fazer um trabalho de divulgação. Mas o potencial é grande.

* * * * *

Super

As duas maiores redes de supermercados do Paraná, Muffato e Condor, ganharam posições no ranking nacional da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O Super Muffato subiu do oitavo para o sétimo lugar entre as 20 maiores redes do país. E o Condor passou do décimo para novo lugar.

O grupo nascido em Cascavel e comandado pelos três irmãos Muffato tem 35 lojas em 13 cidades do Paraná e em Presidente Prudente, interior de São Paulo. O curitibano Condor, do empresário Joanir Zonta, tem 33 lojas e incrementou o faturamento em 23,6% no ano passado, em relação a 2010.

Morena agitada

Reuniões e mais reuniões. Assim tem sido o ritmo de negócios no grupo de confecções Morena Rosa, desde a venda de 60% das ações da companhia para o fundo de investimentos Tarpon, no mês passado. O empresário Marco Franzato – fundador do grupo paranaense e que ficou à frente do negócio mesmo com a venda do controle – vem elaborando um plano ousado de crescimento, que prevê aquisições e triplicar o faturamento em três anos.

O Tarpon comprou por R$ 240 milhões o controle da Morena Rosa, fundada em 1993 em Cianorte e que hoje emprega 2,2 mil pessoas.

Debate sobre talentos

O II Congresso Latino-americano de Recursos Humanos vai abordar a forte mudança pela qual passa a área de gestão de pessoas e RH no Brasil, marcada pela escassez de talentos e pela necessidade de fortes investimentos em educação, formação e capacitação. Será no sábado que vem, dia 14, no Centro de Convenções de Curitiba.

Alguns dos convidados: Paul O’Doherty, diretor do Client Transformation Team do Hay Group; Antonio Celso Webber, diretor da W&W Consultores Organizacionais Associados; e Robson Santarém, da Anima Consultoria para Evolução Humana.

Mais talento

O café com palestra do Conselho Regional de Administração do Paraná, terça-feira, na Casa do Administrador, vai ser dedicado à gestão de pessoas e liderança. O palestrante é o economista Marco Aurélio de França, autor do livro "Além do Lucro".

Potencial

Em seu último relatório WebShoppers, a eBit mostra que no ano passado 9 milhões de consumidores brasileiros fizeram, pela primeira vez, uma compra na internet. Destes novos compradores, 61% representam a nova classe C. Entre as categorias de produtos mais procuradas no período estão a de eletrodomésticos, com 15%; informática, com 12%; e eletrônicos, com 8%.

Hotel

A Rede Slaviero Hotéis vai construir mais um hotel em Santa Catarina, na cidade de Balneário Camboriú, para inaugurar em dezembro de 2013. Dessa vez, a bandeira é a Conceptual, que sai pela primeira vez de Curitiba. A cidade já tem uma unidade Slim, do segmento econômico.

O quinto hotel catarinense da rede terá 120 apartamentos com decoração refinada e tecnologia de ponta. A bandeira está também em São Paulo e Espírito Santo, e constroi dois hotéis no Mato Grosso.

Havan na RMC

A Havan está investindo R$ 12 milhões na loja de 10 mil metros quadrados que pretende inaugurar em maio no centro de Campo Largo. Os 200 empregados estão sendo selecionados. A rede catarinense tem 16 filiais e 3 mil funcionários no Paraná e planeja abrir mais dez lojas até o fim de 2013.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]