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Entrada do Parque Tauá, em Londrina: condomínio fica perto da UTFPR e do Shopping Boulevard | Divulgação
Entrada do Parque Tauá, em Londrina: condomínio fica perto da UTFPR e do Shopping Boulevard| Foto: Divulgação

"Com um estoque de mais 14 milhões de metros quadrados, temos fôlego continuar lançar novos empreendimentos nesse ritmo nos próximos anos."

Marco Antônio Cândido, diretor-presidente do Grupo Paysage. Para 2014, estão previstos 12 lançamentos nas cidades em que o grupo está presente.

Três meses após lançar o primeiro shopping de Umuarama, no Noroeste do estado, o grupo Paysage promete construir mais dois empreendimentos de médio porte até o fim de 2015. Dez cidades paranaenses com mais de 100 mil habitantes estão na mira do grupo para receber o investimento estimado em R$ 200 milhões nos dois projetos – a mesma cifra que a empresa investiu nos últimos cinco anos no segmento imobiliário.

Entre as cidades que podem ganhar um novo centro de compras estão Ponta Grossa, Campo Mourão, Londrina, Cascavel e Maringá, além de cinco municípios da região metropolitana de Curitiba: Quatro Barras, Colombo, São José dos Pinhais, Campo Largo e Pinhais.

Com 20 anos de atuação no mercado imobiliário, na área de condomínios horizontais, o grupo quer expandir sua atuação no segmento de shoppings no interior do estado, seguindo uma tendência nacional. Em Curitiba, a empresa tem participação no Shopping Jardim das Américas e faz parte do grupo de investidores do Jockey Plaza Shopping.

Previsto para ser inaugurado em 2016, o primeiro shopping de Umuarama terá 27 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) e custo estimado de R$ 60 milhões. Ele vai servir de modelo para os próximos investimentos do grupo, que está presente em 24 cidades do Paraná e de Santa Catarina.

O direcionamento para área de shoppings centers veio fortalecer os negócios, garante o diretor-presidente Marco Antônio Cândido. Para 2014, estão previstos 12 lançamentos nas cidades em que o grupo está presente. "Com um estoque de mais 14 milhões de metros quadrados, temos fôlego continuar lançar novos empreendimentos nesse ritmo nos próximos anos", afirma Cândido.

Novo conceito

Além do preço elevado dos terrenos e da saturação do mercado imobiliário em capitais como Curitiba, a ideia de investir no interior tem relação com a nova proposta de urbanismo do grupo: bairros planejados, com integração de residências, comércio, serviços e lazer. Segundo o diretor-presidente, as capitais não comportam mais esse tipo de empreendimento, enquanto o interior ainda tem muito a crescer. Por causa da infraestrutura e do potencial para atrair novos investimentos, terrenos localizados dentro de bairros planejados tendem a valorizar de 20% a 30% mais, diz.

"O grupo estuda e identifica áreas com vetores de crescimento nas cidades do interior", explica Luiz Antônio Lameira, diretor da divisão de varejo, shopping center e inovação. É o caso da zona leste de Londrina, com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a abertura recente do Shopping Boulevard, que atraiu os investimentos do grupo. Numa área de mais de 1 milhão de metros quadrados, a Paysage lançou em 2013 o bairro planejado Parque Tauá, que teve 100% dos lotes comercializados na primeira fase de vendas.

Exemplos do apetite das cidades interior por empreendimentos imobiliários não faltam. Em Cascavel, no Oeste do estado, um condomínio da Paysage inspirado no conceito de microbairros vendeu 150 terrenos nas primeiras duas horas do plantão. "Em dois dias, o empreendimento com 277 lotes foi totalmente comercializado", diz Lameira.

A implantação desse tipo de empreendimento ocorre em etapas e a consolidação pode levar de 20 a 30 anos. No caso de Umuarama, o shopping vai preceder os condomínios horizontais e outros tipos de negócios que serão agregados ao bairro ao longo do tempo, mas há projetos em que a área residencial é desenvolvida antes, detalha Cândido.

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