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Celular e internet são os produtos que mais modificaram a vida dos brasileiros nos últimos anos - e isso, apesar de a grande massa da população, de renda mais baixa, ainda não ter acesso à rede mundial dos computadores. A informação é da pesquisa 'Listening Post', criada pela Ogilvy Brasil e que teve sua última edição publicada em 1997. Depois de quase uma década, o estudo voltou a ser feito entre 31 de agosto e 6 de setembro passado, com entrevistas individuais de 450 homens e 450 mulheres em oito capitais do país - São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador, Curitiba e Porto Alegre.

De acordo com a pesquisa, o celular mudou a vida para 60% dos brasileiros, que na década de 90 apontavam o produto como o principal 'objeto de desejo'. A importância do celular foi destacada por 63% das pessoas de classe A e B, 68% da classe C e nada menos do que 50% das classes D e E. "Eu, como todo mundo, agora posso ter um celular", afirmam 75% dos entrevistados.

Mais da metade dos entrevistados disseram que não conseguem imaginar-se vivendo sem tecnologia. Depois do celular, a internet foi a que mais mudou a vida das pessoas, com 30% das citações. A mudança de hábito só não foi maior por causa da exclusão de boa parte dos brasileiros das classes D e E. Nas classes A e B, a internet foi citada por 45% das pessoas. Na classe C, por 32%. Na classe D e E apenas 16% dizem que a web mudou a vida delas. O problema é que elas não têm computador em casa. Nas classes A e B, 46% dizem que ter computador em casa mudou o comportamento e 21% da classe C têm a mesma opinião. Nas faixas de renda mais baixa, só 11% afirmam isso.

Para os que estão na base da pirâmide da renda, o celular é a jóia mais preciosa e a facilidade de crédito é a segunda coisa mais importante que aconteceu no país e mudou a vida nos últimos anos.

Há ainda novidades por vir. Nas classes A e B, 14% já citam a TV por assinatura como fator de mudança de vida. É quase três vezes a referência feita à TV aberta (5% das respostas). Na classe C, 10% já falam da TV por assinatura, mas a TV aberta predomina com 16% das citações.

Nas classes D e E, 25% ainda citam a TV aberta entre os produtos que mais mudaram suas vidas.

E o DVD conquista espaço nas duas pontas da pirâmide. Foi citado por 7% das pessoas das classes A e B e por 6% das classes D e E. Na classe C, por 8%.

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