• Carregando...

Um dos maiores desafios de todas as companhias é a comunicação com os diferentes públicos. É muito raro encontrar uma empresa pequena, média ou grande que não se defronte com esse problema.

E antes dessa questão envolver a empresa, ela atinge cada indivíduo que a integra em diversos níveis e de diferentes modos. Curiosamente todos nós sabemos como revelamos nossos sentimentos pela postura geral. Por que comunicar pode ser tão complicado?

Cada pessoa comunica pelo andar, olhar, escrever, falar, vestir e postura corporal. Ora, se é assim todos deveriam estar mais atentos à linguagem que expressam e, no entanto, essa manifestação sutil passa despercebida pela maioria. Qual o amigo que não reconhece nosso pesar pela voz ao telefone? Entre os que nos cercam qualquer um percebe quando estamos abatidos pelo andar, olhar ou postura. E todos sentem quando estamos alegres. A maneira como se entra numa sala de reunião ou palestra, o modo como se pára à porta de um escritório, o jeito de sentar ou andar revelam muito da personalidade. Como será que os outros o vêem? Ousado? Temeroso? Inseguro? Confiante?

A postura corporal, o corpo, a emoção, o jeito de ser evidenciam sentimentos e não há como esconder. Todos conhecemos o olhar austero do pai ou da mãe, o humor de uma chefia quando chega no escritório ou o olhar interessado. Então por que não se explora e aprofunda um pouco mais o conhecimento sobre esse gestual revelador? Por que não aprendemos a usar melhor esse potencial?

Uma das premissas da boa gestão é o autoconhecimento. Administra-se melhor quando se conhece e se autogerencia. Só assim posso pensar no outro. Na busca do aperfeiçoamento das relações interpessoais um caminho adequado é o desenvolvimento da sensibilidade que permite analisar melhor o ser humano com quem me relaciono. Tenho defendido também que a melhor compreensão da linguagem corporal é um aprendizado que pode auxiliar qualquer relacionamento profissional e nesse caminho a intuição e a tranqüilidade são essenciais.

Comunicar implica em "ler" o que o corpo do outro nos conta e ele revela até o que seu dono tenta evitar. Todos os sinais são evidentes. Da timidez à insegurança, da mentira à assertividade, da naturalidade à arrogância tudo está à nossa frente - sem palavras. Basta estar atento para obtermos uma comunicação efetiva. Maria Christina de Andrade Vieira, empresária e escritora, autora de Herança (Ed.Senac-SP), Cotidiano e Ética: crônicas da vida empresarial (ed. Senac-SP).chris@onda.com.brwww.andradevieira.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]