• Carregando...
Pesquisa analisou informações detalhadas sobre a carreira de cerca de dois mil CEOs. | Bigstock/
Pesquisa analisou informações detalhadas sobre a carreira de cerca de dois mil CEOs.| Foto: Bigstock/

Quem já chegou ao cargo mais alto de uma empresa sabe que a vida de um CEO não é nada fácil. A posição exige muito do profissional e, por uma série de fatores, pode ser bastante solitária e ingrata, embora seja uma das mais cobiçadas. Nem todos que ocupam a cadeira de CEO, contudo, conseguem responder as expectativas de quem os colocou lá. E isso pode ser frustrante para ambos os lados.

LEIA TAMBÉM: Empresa dos EUA recruta programadores no Brasil; salário chega a R$ 320 mil por ano

Os consultores Lena Lytkina Botelho, Kim Rosenkoetter Powell, Stephen Kincaid e Dina Wang trabalharam para identificar os atributos que caracterizam os CEOs de alto desempenho. A pesquisa, batizada de Projeto Genoma, investigou o banco de dados da consultoria de liderança ghSmart , criada por Lena e Kim, que continha mais de 17 mil avaliações de executivos C-level, entre eles dois mil CEOs.

Eles analisaram informações detalhadas sobre a carreira de cada líder, os resultados de negócios comandados por eles e seus padrões de comportamento.

Em artigo escrito para a Harvard Business Review , os consultores contam como as descobertas da pesquisa desmentiram muitas das hipóteses tidas como verdadeiras sobre esses profissionais.

“Por exemplo, notamos que, embora os conselhos tenham maior inclinação a favor de pessoas extrovertidas e carismáticas, os introvertidos são ligeiramente mais propensos a superar as expectativas dos membros do conselho e dos investidores [...] Ademais, vimos que pedigree educacional (ou falta dele) não tem nenhuma correspondência com desempenho: somente 7% dos CEOs de alto desempenho avaliados tinham se formado em universidade de maior prestígio, e 8% deles nem concluíram o curso superior”, diz um trecho do texto.

LEIA MAIS: Por que profissionais estão trocando grandes companhias por jovens empresas

Segundo os consultores, a maior descoberta da pesquisa, contudo, foi identificar que os CEOs bem-sucedidos têm quatro atitudes aparentemente simples que são fundamentais para o seu bom desempenho – metade do candidatos mais fortes se destacou em mais de uma delas, mostrou a pesquisa. E mais. Quando o conselho busca e se preocupa com essas atitudes durante o processo de seleção, a chance de escolher o CEO certo para o negócio aumenta muito.

Veja as quatro atitudes essenciais de um CEO de alto desempenho:

1. Decidir com rapidez e convicção

Tomar decisões faz parte da rotina de todo CEO, mas engana-se quem pensa que um CEO de alto desempenho toma ótimas decisões a todo momento. O que acontece é que esse profissionais são mais resolutos e não sofrem além do necessário para tomar uma decisão, pois sabem que nem sempre é possível esperar pela informação perfeita. Portanto, tendem a decidir algo importante com mais antecedência, de modo mais rápido e convicto, mesmo em meio a ambiguidades e informações incompletas.

A pesquisa mostrou que em geral, os CEOs de alto desempenho entendem que tomar uma decisão errada é melhor do que não tomar decisão nenhuma ou demorar demais, pois a demora tende a desgastar a equipe e pode custar caro para a empresa. Além disso, na maior parte dos casos, uma má decisão sempre pode ser revogada.

LEIA MAIS: Pelo terceiro ano seguido, esta é a empresa dos sonhos para estagiar

“Eu faço duas perguntas a mim mesmo: primeiro, se eu errar, qual será o impacto? Segundo, se eu não fizer nada, em que medida isso vai provocar atrasos?”, afirma afirma Jerry Bowe, CEO da Vi-Jon.  Segundo ele, ao agir desta forma ele está inspirando seus colegas a tomar decisões com base em seus próprios julgamentos, algo que é essencial para que o CEO possa ficar livre para tomar menos decisões, porém mais importantes.

Segundo a pesquisa, entre os CEOs que foram demitidos por motivos relacionados a decisões, apenas um terço perdeu o emprego porque fez escolhas ruins; os demais foram dispensados porque eram indecisos.

2. Conquistar para causar impacto

Conseguir apoio entre funcionários e acionistas é um desafio e tanto para os CEOs. A pequisa mostrou que aqueles que tem uma performance de alto nível conseguem compreender e atender os anseios e prioridades dos acionistas, ouvir e engajar os funcionários sem perder o foco nos resultados, um verdadeiro equilibrista.

Umas das principais característica de profissionais com essa atitude é a persuasão. Eles sabem que um gesto infeliz ou uma palavra mal interpretada por fazer um estrago na conquista de aliados, e, por isso, são cuidados com a escolha das palavras e a linguagem corporal.

“Qualquer comentário ou expressão facial que você fizer será visto e ampliado dez vezes em toda a empresa”, afirma Kaufman. “Se você fizer careta durante a apresentação de alguém porque suas costas estão doendo, o apresentador vai pensar que será demitido”, afirma Stephen Kaufman, ex-CEO da Arrow Eletronics.

De acordo com a pesquisa, “os CEOs competentes conseguem o apoio de seus colegas injetando a confiança de que vão liderar suas equipes até o sucesso, ainda que isso signifique tomar decisões desagradáveis e impopulares”. Também por isso são muito hábeis em administrar conflitos, um dos atributos essenciais dos profissionais que chegam ao cargo de CEO.

3. Adaptar-se proativamente

Um CEO sabe que as coisas podem mudar muito rapidamente e que a capacidade de se adaptar é essencial em um ambiente em constante transformação, mas nem todos possuem essa habilidade na mesma proporção em que ela é exigida neste cargo. De acordo com a pesquisa que deu origem ao Projeto Genoma, “os CEOs que se destacam na adaptação são 6,7 vezes mais propensos a triunfar”.

LEIA TAMBÉM: Carreira em tecnologia para mulheres ainda é desafio em qualquer lugar do mundo

CEOs de alto desempenho estão preparados para abandonar o planejamento de curto, médio e longo prazo e mudar de rota quando o ambiente e as circunstâncias exigirem. Não à toa, eles gastam metade do seu tempo refletindo e construindo planos de longo prazo, enquanto executivos médios gasta, em média, um terço do seu tempo pensando no longo prazo. A tendência é que o foco no futuro torne mais fácil o ajuste de rota em caso de mudanças.

Quem tem capacidade de adaptação costuma ver os erros como oportunidades, e isso pode fazer toda a diferença. “Em nossa amostragem, CEOs que encararam reveses como fracassos passaram a ter 50% menos chance de prosperar. Os CEOs bem-sucedidos, por sua vez, ofereceram, impassivelmente, razões práticas de como e onde fracassaram e deram exemplos específicos de como adaptaram suas abordagens para melhorar na oportunidade seguinte”, diz a pesquisa.

4. Transmitir confiança

Líderes que transmitem confiança e produzem resultados de maneira confiável são uma unanimidade entre conselheiros, acionistas e funcionários. De acordo com a pesquisa, “os candidatos a CEO que atingiram as maiores pontuações em confiabilidade tinham duas vezes mais chances de ser escolhidos para o cargo e 15 vezes mais de desempenhá-lo com sucesso”.

O entendimento é o de que não adianta conseguir bons resultados pontuais, mas sem constância, com altos e baixos para o negócios. Não à toa, a pesquisa mostrou que “uma impressionante marca de 94% dos melhores candidatos a CEOs que analisamos conseguiram notas altas em relação à capacidade de concluir, consistentemente, seus projetos.

É comum, portanto, que CEOs que possuem essa atitude passem as primeiras semanas no cargo interagindo com funcionários, membros do conselho, acionistas e funcionários para conhecer suas expectativas, além de se debruçar sobre orçamentos e o planejamento do negócio antes de ir para a execução.

Mas a confiabilidade exige também outros atributos. Segundo a pesquisa, três quartos deles foram avaliados como fortes nos quesitos organização e planejamento. Além disso, a maioria se cercou de equipes fortes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]