Os líderes de quatro países europeus do G8 (Alemanha, França, Itália e Reino Unido) discutirão neste sábado (4), em Paris, uma maneira de conseguir uma coordenação européia de urgência contra a crise e uma posição comum às vésperas do debate internacional sobre as reformas do sistema financeiro.

CARREGANDO :)

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, recebe no Palácio do Eliseu a partir das 16h30 locais (11h30 de Brasília) os chefes do Governo da Alemanha, Angela Merkel, Itália, Silvio Berlusconi, e Reino Unido, Gordon Brown, para uma pequena cúpula européia.

Sarkozy, que este semestre exerce a Presidência da União Européia (UE), assegurou que o encontro é para preparar uma composição européia para a reunião habitual dos ministros de Finanças dos Estados na próxima semana, em Washington.

Publicidade

Também participam do encontro de hoje o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, e os presidentes do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, e do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker.

Os preparativos para a reunião de Paris foram marcados pela divergência entre os participantes, especialmente sobre a idéia de um fundo europeu para salvar o setor bancário de cerca de 300 bilhões de euros, que foi rapidamente desprezada diante da oposição, sobretudo, de Merkel.

Veja também
  • Cresce polêmica sobre plano de resgate europeu
  • "The Economist" aponta riscos na América Latina
  • Pacote de ajuda financeira é aprovado, e dólar sobe a R$ 2,046
  • Bush sanciona lei que prevê US$ 700 bilhões contra a crise