• Carregando...
Stewart, que apresenta o programa “The daily show” na TV americana, foi apresentador do Oscar em 2006 | Divulgação
Stewart, que apresenta o programa “The daily show” na TV americana, foi apresentador do Oscar em 2006| Foto: Divulgação

A Mattel Inc., maior fabricante mundial de brinquedos, disse na quarta-feira estar tomando medidas agressivas para garantir a segurança de seus produtos nas próximas férias. Em depoimento ao Senado norte-americano, o presidente-executivo da empresa, Robert Eckert, defendeu também o fortalecimento da Comissão de Segurança de Produtos para o Consumidor (CPSC).

Eckert pediu desculpas pela onda de "recalls" de brinquedos, inclusive um lote de 800 mil peças produzidas na China e recolhidas desde a semana passada devido ao excesso de chumbo na tinta, o que é ilegal há três décadas nos EUA, devido ao risco de danos cerebrais.

- Em nome da Mattel, quero novamente pedir desculpas sinceramente a todos os pais - disse Eckert a uma subcomissão financeira do Senado. -Não estaríamos aqui se um punhado de fornecedores não tivessem violado as nossas regras.

O democrata Dick Durbin, presidente da subcomissão, disse que alguns pais já se mostram preocupados com a segurança dos presentes de Natal para seus filhos.

Segundo Eckert, os brinquedos estão sendo repetidamente testados. "Minha meta é garantir que os brinquedos desta temporada de férias sejam os mais seguros que já existiram."

Outro aspecto que merece menos atenção que o chumbo nas tintas é a presença de chumbo em bijuterias infantis, mochilas de vinil e lancheiras.

Nancy Nord, presidente interina da CPSC, disse que 80 por cento das bijuterias infantis continham chumbo em 2005. No ano seguinte, testes mostraram uma queda para 20 por cento. "Francamente, estamos satisfeitos", disse ela.

Mas a senadora democrata Amy Klobuchar contou que em 2006 um menino de 4 anos morreu em seu Estado, Minnesota, depois de engolir um enfeite de chumbo que se soltara de um par de tênis.

- Isso era evitável. Esse menino nunca deveria ter conseguido aquele enfeite", afirmou a parlamentar.

Desde dezembro de 2006, já houve 177 casos de "recall" de brinquedos e outros produtos oriundos da China, um recorde que desperta dúvidas sobre a capacidade da CPSC em fiscalizar produtos importados, cada vez mais comuns.

Nesta terça-feira, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior proibiu a entrada de brinquedos da marca no Brasil .

Preocupada com a falta de brinquedos no mercado no Dia das crianças, a Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) anunciou que pedirá ao governo que revise a medida que suspendeu as licenças.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]