• Carregando...

Produção industrial cai em 9 estados

A produção industrial recuou em nove dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na passagem de outubro para novembro

Leia matéria completa

A produção industrial do Paraná cresceu 12,17% em novembro de 2013 ante o mesmo mês de 2012, informou nesta sexta-feira (10) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do aumento, o setor encolheu 0,7%, na comparação entre novembro e outubro do ano passado.

O índice acumulado de alta da produção, considerando os onze primeiros meses de 2013, ficou em 5,7%. No período de um ano, esse índice cai para 2,5% – maior registro de expansão desde setembro de 2012, quando a taxa ficou acumulada em 3%.

Desempenho dos setores

Em novembro de 2013, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, nove das 14 atividades pesquisadas pelo IBGE tiveram aumento na produção.

O maior destaque ficou com o setor de edição, impressão e reprodução de gravações, com expansão de 73,89%. A produção industrial de veículos automotores cresceu 19,85, enquanto minerais não metálicos e refino de petróleo e álcool tiveram avanço na casa dos 13%.

Em sentido oposto, os setores de outros produtos químicos (-21,0%) e de bebidas (-16,6%) exerceram as influências negativas mais consideráveis. As quedas foram puxadas, sobretudo, pela menor produção de amoníaco, ureia, adubos ou fertilizantes em geral e dióxido de carbono (gelo seco); e de refrigerantes, cervejas e chope.

Já para o crescimento acumulado entre janeiro e novembro, a principal contribuição veio do ramo de veículos automotores, que apresentou expansão de 16,8% no período. A principal impulsão para o setor foi a maior produção dos itens caminhões e caminhão-trator para reboques e semirreboques.

A ampliação do setor de máquinas e equipamentos, que chegou a 14,431%; e máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com avanço de 10,18%, também contribuíram para o acumulado de janeiro e novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]