A Receita Federal concluiu nesta terça-feira (6) o sobrevoo da Operação Nazca, que fiscaliza parte dos condomínios de alto padrão localizados nas Zonas Norte e Oeste de Curitiba. A equipe constatou grande defasagem entre as imagens aéreas do Google Earth e o que foi observado no sobrevoo.
A fiscalização, que utilizou helicóptero e câmeras para filmagem de propriedades de alto padrão, passou pelos bairros Santa Felicidade, Vista Alegre, Campina do Siqueira, Campo Comprido e Ecoville. Ao todo, a Receita Federal sobrevoou 82 condomínios de luxo.
De acordo com a delegacia da Receita em Curitiba, o próximo passo é fazer um cruzamento entre as imagens aéreas obtidas pelo órgão, dados antigos da Receita e também informações sobre o IPTU da cidade. A partir dessa comparação, a Receita Federal concluirá os serviços para saber se há condomínios e propriedades em situação irregular.
A previsão da Receita é que os trabalhos possam levar a uma conclusão mais concreta em até três meses. Os proprietários em situação irregular serão intimados a prestar esclarecimentos e apresentar defesa.
Segundo o órgão, algumas pessoas já começaram a procurar a Receita em Curitiba para regularizar a situação tributária, dias antes do início da fiscalização iniciada pelo órgão, fato que pode prolongar o período dos trabalhos da equipe que fará o cruzamento de informações.



