Ouça este conteúdo
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), prometeu aprovar o “mínimo consensuado” do texto da reforma tributária ainda na primeira semana de julho, antes do recesso parlamentar. A promessa foi dada nesta segunda (26) durante a participação no XI Fórum Jurídico de Lisboa.
Lira confirmou que o projeto será discutido ao longo da próxima semana no plenário da Câmara, e que os deputados devem conseguir superar os “desafios” para atender a todos os interesses.
Na semana passada, ele recebeu governadores e representantes de todos os estados que levaram demandas e críticas por receio de perderem arrecadação – principalmente em estados produtores que serão afetados com a mudança na cobrança do ICMS.
“Planejamos que, na semana de 3 a 7 de julho, a Câmara dos Deputados esteja democraticamente aberta à sua população, chamando a todos para fazer um debate amplo, justo, para que tenhamos uma reforma tributária que vise facilitar, simplificar e dar mais transparência e segurança jurídica para o país”, disse.
Ainda na semana passada, Lira prometeu ouvir prefeitos e representantes dos setores produtivos para chegar a um acordo sobre como fazer a compensação das possíveis perdas de arrecadação com a união de cinco impostos em apenas um.
Lira afirmou, também, que a reforma tributária é necessária para posicionar o Brasil como uma nação "respeitável e preparada para o enfrentamento dos seus problemas".
VEJA TAMBÉM: