• Carregando...

A Procuradoria Geral da República Dominicana informou nesta quinta-feira (25) que existe um processo de investigação internacional relacionado com suspeitas de suborno e fraude na aquisição por parte do Estado dominicano de oito aviões Super Tucano da Embraer. A Procuradoria confirmou a informação divulgada esta semana pelo "Wall Street Journal", mas não forneceu detalhes sobre a investigação que, segundo o jornal, parte de uma queixa-crime apresentada pelas autoridades brasileiras contra funcionários da Embraer.

A Procuradoria Geral do país caribenho se limitou a afirmar em comunicado que "existe o compromisso formal e expresso de confidencialidade no presente caso". Segundo o "Wall Street Journal", a investigação conta com a ajuda do Departamento de Justiça dos EUA e da Comissão de Títulos e Valores norte-americana, já que as ações da Embraer são negociadas em Nova York e porque alguns dos pagamentos ilegais teriam passado pelo país.

As autoridades alegam que executivos da empresa brasileira determinaram o pagamento de propina no valor de US$ 3,5 milhões para o coronel reformado da Força Aérea da República Dominicana, Carlos Piccini.

Em 2008, ano em que foram feitas as negociações, o coronel era diretor de projetos especiais das Forças Armadas da República Dominicana.

Além disso, a informação do jornal americano garante que a denúncia alega que, "ao que tudo indica", parte da propina foi destinada a um senador dominicano, que não foi identificado.

A informação divulgada também relata que os Estados Unidos estão investigando as relações da Embraer na República Dominicana e em outros países.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]