• Carregando...
 | Walter Alves/Gazeta do Povo
| Foto: Walter Alves/Gazeta do Povo

Anote

No dia 5, o Lide - Grupo de Líderes Empresariais do Paraná promove, em parceria com a Gazeta do Povo, almoço-debate sobre o tema "Lideranças femininas", com a presença da empresária Sonia Hess de Souza, presidente da Dudalina, tradicional marca de camisas. Informações pelo email carlota@lideparana.com.br e pelo fone (41) 3042-8887.

No dia 12, o Fórum PwC de Gestão Tributária debate sobre "Preços de Transferência e PIS/Cofins". A entrada para o evento é franca e as inscrições, limitadas, pelo email iris.andrade@br.pwc.com.

"O Brasil adotou uma série de iniciativas para incentivar os investimentos, mas tudo isso deu poucos resultados. A queda nos investimentos pode confirmar o que muitos temiam há tempos: que, obrigado a diminuir os gastos públicos para equilibrar (mais ou menos) suas contas, o governo reduziu investimentos, em vez de enfrentar o desafio politicamente difícil de cortar os gastos com os salários do setor público. Nada disso, entretanto, vai tirar o sorriso do rosto de Mantega."

Artigo do jornal britânico Financial Times, ironizando o comportamento do ministro brasileiro da Fazenda, Guido Mantega

Criada na cidade canadense de Toronto em 1999, a Booster Juice – segunda maior rede de smoothies (misturas cremosas) e sucos do mundo – desembarcou em Curitiba em março do ano passado, para abrir a primeira unidade da América do Sul. A praça de alimentação do Shopping Mueller foi o lugar escolhido pelo empresário Fulton Nogueira para receber a franquia, que tem mais de 300 lojas ao redor do mundo, incluindo Índia, Holanda, México e Estados Unidos. Nogueira, master franqueado da marca para a Região Sul, conversou com o repórter Gabriel Azevedo sobre as impressões iniciais do mercado e planos de expansão.

Por que Curitiba?

A cidade tem um público muito exigente e seleto, que procura qualidade. Notoriamente, se o produto é aceito pelos curitibanos será aceito em qualquer cidade do Brasil. Por este teste a Booster Juice já passou. Depois de um ano, o produto foi aceito e caiu no gosto dos curitibanos e a franquia se tornou viável financeiramente no mercado brasileiro.

Qual é a aposta para conquistar os consumidores brasileiros?

Cada vez mais o brasileiro busca uma alimentação saudável e com qualidade. É justamente o que a Booster Juice oferece. Um produto premium, com matéria-prima selecionada. Quem tem hábitos alimentares saudáveis evita excessos de gordura, açúcar e sal. Os produtos da Booster Juice são 0% gordura, 0% açúcar. Um conceito inovador no segmento de fast food, uma alimentação que, além de saudável, é saborosa, economicamente acessível, tanto para o consumidor, quanto para o franqueado.

A ideia é expandir para quais regiões?

Começamos o processo de expansão e estamos abertos para futuros franqueados no Sul do Brasil. Até o final de 2013, serão instaladas unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em Curitiba, mais três lojas serão abertas até final de 2013. Também vamos para Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Brasil é um país muito grande e com um potencial econômico enorme.

Qual é o investimento médio em uma franquia da rede?

O investimento para abrir uma loja Booster Juice varia de R$ 200 mil a R$ 340 mil, dependendo da arquitetura da loja (tradicionalmente de 30 a 60 metros quadrados). O valor inclui equipamentos, arquitetura, reforma, taxa de franquia e capital de giro.

* * * * *Curitiba, a francesa

A França recebeu 612 mil turistas brasileiros em 2012, responsáveis pela movimentação de US$ 1 milhão na economia local. A cônsul honorária da França em Curitiba, Emilie Dely, lembra que parte desses valores saiu do bolso do curitibano. "Curitiba é a mais francesa das capitais." Para Emilie, a cidade se identifica com a França não só pela presença das montadoras automotivas. Curitibanos são receptivos à cultura francesa e cada vez mais procuram o país para estudar e visitar.

A dedicação também é grande para aprender o idioma, comemorou a cônsul, durante evento da Atout France e Air France KLM, na semana passada.

Velho novo Bourbon

A reforma da área de lazer do Hotel Bourbon Convention Curitiba foi só a primeira parte do retrofit previsto para a unidade em 2013. O Spa Tereza Zanchi, sob o comando da empresária Katja Guimarães, agora ocupa todo o piso superior, com três salas de massagem, saunas, academia e piscina. O projeto faz parte do orçamento de R$ 3 milhões previsto para melhorias em um dos hotéis mais tradicionais da cidade. Ao longo do ano ainda serão reformados os restaurantes e a recepção.

Estacionamento pago

Agora é preciso lembrar de levar trocados na bolsa de festa para pagar o estacionamento do Expo Unimed e do Teatro Positivo. A Estapar assumiu o controle das 4,5 mil vagas da instituição, no fim do ano passado. Os alunos da universidade são cadastrados e isentos da cobrança. Visitantes pagam R$ 5 a hora. Para eventos, o preço é diferente: R$ 8 pelo período de seis horas. Quem não leva dinheiro, não pode esquecer o cartão de débito, também aceito para pagamento.

Gás da sorte

Dois paranaenses ganharam duas das três casas mobiliadas sorteadas pela promoção nacional "Meu botijão da sorte", realizada pela distribuidora Liquigás. Os sortudos são André Ulbano das Neves, de Goioerê, e Lucas Fernando de Campos Goll, de São Mateus do Sul. As revendedoras Liquigás entregaram um cupom ao consumidor a cada compra de botijões de 5, 8 ou 13 kg. O sorteio envolveu 2,2 milhões de cupons cadastrados.

Mais Havan

A rede catarinense de lojas Havan tem 51 filiais, das quais 21 estão no Paraná. E o projeto de expansão ainda vai longe. Até o fim do ano, o grupo abre mais 15 unidades em vários estados. A primeira inauguração da série foi ontem, em Curitiba, na Cidade Industrial.

Novo Conceito

A TIM reformou as 29 lojas no Paraná e em Santa Catarina. O investimento de R$ 1 milhão feito pelos franqueados adaptou os ambientos ao novo conceito de vendas da operadora de telecomunicações. As lojas contam agora com mesas que substituem os balcões tradicionais para apresentação dos aparelhos. A rede também cresceu, com mais cinco pontos de venda nos dois estados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]