As vendas do brinquedo ficaram 16% menores em 2014| Foto: Christian Charisius/Reuters

Com as vendas da boneca em queda, a pergunta que não quer calar é se a Barbie ainda está viva, ou se a Mattel pode jogar a toalha. De acordo com a “CNN Money”, as vendas do brinquedo ficaram 16% menores em 2014. Nem mesmo as bonecas American Girl se salvaram e registraram recuo de 3% no último ano.

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SLIDESHOW: Confira imagens das diferentes gerações da boneca

Mas as bonecas não são o único tipo de brinquedo da marca que tem andado mal das pernas. A Fisher-Price, linha de produtos voltados para crianças pequenas, viu suas vendas caírem 13% no ano passado, no que pode ser um sinal de mudança do comportamento das novas gerações na hora de brincar. Das marcas grandes da Mattel, só mesmo a linha de carrinhos Hot Wheels registrou alta (3% a mais nas vendas).

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Os números também são negativos quando o assunto são as ações da empresa americana. Os papéis da Mattel acumulam queda de 20% no ano. Em relação ao pico máximo atingido no ano passado, a desvalorização foi de 40%, ainda conforme o site. Diante destes números, a expectativa de Wall Street para os resultados da companhia no primeiro trimestre também não era das melhores: o mercado esperava receita 5% menor.

Mas o balanço trimestral divulgado nesta quinta-feira (16) mostrou crescimento de 5% nas receitas globais ante o mesmo período do ano passado.

Mudanças

O diretor-executivo da Mattel foi dispensado em janeiro, e Christopher Sinclair, o interino, se tornou permanente no cargo no início do mês. E caberá à Sinclair, com pouca experiência no ramo de brinquedos, encarar os desafios que se apresentam, como o de “esquentar” os produtos lançados.

Como produtos ligados a filmes e televisão têm mais apelo, a Mattel sai perdendo porque a Hasbro detém uma série de grandes licenciamentos.

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Barbie tecnológica

Recentemente, a Mattel lançou uma versão da Barbie que grava vozes e pode se conectar com um banco de dados na nuvem e pode, a partir destes dados, aprender a falar e responder às pessoas. Mas muitos pais ficaram com um pé atrás diante da possibilidade de as conversas gravadas serem acessadas por outras pessoas. Esse é um dos desafios que se apresentam para o novo diretor-executivo.

Ainda na tentativa de se tornar mais “tecnológica” e atrair mais crianças das novas gerações, a Mattel formou uma parceria com a Google para criar uma versão digital do View Master, um brinquedo de visão estereoscópica.

Bonecas da marca lançadas entre as décadas de 1950 e 1960, mostradas em uma exposição na Alemanha.
Um casal de bonecos da Barbie trajados como profissionais de negócios, lançado na década de 1960.
A famosa boneca completou no mês passado 56 anos de “idade”.
Por muitas décadas, as bonecas foram objeto de desejo de crianças e até dos mais “crescidinhos”.
Criança observa bonecas em uma vitrine em Hamburgo, na Alemanha: apelo mundial.
A boneca ganhou várias edições especiais durante a comemoração de seus 50 anos, em 2009.
Até a chanceler alemã, Angela Merkel, já foi “homenageada” pela marca com uma Barbie própria.
Coleção de Barbies da alemã Bettina Dorfmann, que possui mais de 6 mil bonecos em seu acervo.
Coleção de Barbies da alemã Bettina Dorfmann, que possui mais de 6 mil bonecos em seu acervo.