• Carregando...

O Federal Reserve (BC dos EUA) reduziu ontem para 1% ao ano a taxa básica de juros no país. O corte, de meio ponto porcentual, foi o segundo em outubro e recolocou o juro básico americano no mesmo patamar de maio de 2004.

A redução anterior, de 2% para 1,5%, havia sido decidida em caráter emergencial e foi coordenada com vários outros bancos centrais mundiais a fim de tentar mitigar o avanço da crise financeira internacional. Há 13 meses, a taxa básica nos EUA era de 5,25% ao ano.

O corte foi decidido de forma unânime pelos dez membros do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto, na sigla em inglês) do Fed. Eles também reduziram em meio ponto a taxa de redesconto (empréstimos emergenciais para bancos), para 1,25% ao ano.

Em nota após a divulgação do corte, o Fed justificou a ação afirmando que a economia americana vem sofrendo "acentuada" queda na atividade. A autoridade também sinalizou que poderá tomar medidas adicionais de estímulo caso a economia continue dando sinais cada vez maiores de desaquecimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]