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De férias ou a trabalho, os brasileiros que precisam passar por um aeroporto têm enfrentado cada vez mais atrasos nos vôos, cancelamentos e espera, muita espera. Em meio ao clima de incertezas, passageiros que não tem opção de evitar aviões se deparam cada vez mais com pessoas que amenizam a situação, mesmo que temporariamente, digitando em notebooks e laptops conectados à internet sem fio em pontos de acesso hotspot - Wi-Fi.

- Viajo muito entre o Rio e São Paulo, e tinha um laptop que me atendia bem, mas ele não tinha acesso à internet sem fio. Depois de ficar quase quatro horas esperando meu vôo, decidi finalmente comprar um modelo mais moderno e com Wi-Fi. É claro que eu já sentia esta necessidade, mas sem dúvida a idéia de compensar este tempo perdido no aeroporto ajudou. Infelizmente aeroporto é um mal necessário - contou o publicitário e consultor João Ricardo Matta, que poucas horas antes da entrevista ao Globo Online estava consolando um amigo que perdera oito horas para embarcar em um vôo, sem notebook.

Em plena véspera de Natal de 2006, a longa espera de seis horas no aeroporto abriu os olhos da advogada Joyce Yang para a necessidade de adquirir um notebook com Wi-Fi. Mas a decisão de procurar preços e modelos mais adequados veio este mês, após mais de quatro horas de espera em dois vôos. A compra foi providenciada.

- Se eu tivesse um notebook a tiracolo teria acompanhado o andamento dos processos judiciais nos sites dos Tribunais, teria revisado petições, checado e-mails etc - lamenta a advogada.

O panorama é confirmado por César Aymoré, diretor de marketing da fabricante brasileira de computadores Positivo Informática.

- É um dado informal, quase empírico, mas de fato a gente percebe cada vez mais adeptos de laptops e notebooks nos aeroportos - opinou o executivo.

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