• Carregando...
 | Ito Cornelsen
| Foto: Ito Cornelsen

Mais de trinta anos de carreira, um nome consolidado, criação de grandes projetos corporativos, de interiores e residenciais, prêmios, um escritório de arquitetura renomado que conta com um departamento de design e outro de produção e ambientação de eventos e grandes festas. Para qualquer profissional, atingir esse patamar seria suficiente. Mas Jayme Bernardo não se acomoda. O arquiteto faz, das inúmeras viagens a trabalho, seus momentos de lazer e de pesquisa, e segue antenado com tendências mundiais de arquitetura, design e decoração. Jayme conversou com a coluna sobre sua trajetória profissional.

O Jayme Bernardo de hoje é bem conhecido; fale um pouco sobre o início da carreira.

Sou formado pela UFPR e já no segundo ano da faculdade comecei a trabalhar. Então, tenho 33 anos formado e 35 trabalhando! Comecei em uma época bem mais complicada. Havia a inflação, os arquitetos não eram tão valorizados e o mercado de trabalho era bem mais difícil. Porém tive o privilégio de estudar com excelentes professores. Eram os melhores arquitetos daquele tempo. E eles nos ensinavam na prática, o que me fez desenvolver um processo de criação ágil.

Como é sua rotina?

Acordo cedo para correr. Depois, é trabalho: das oito e meia da manhã às dez da noite. Me divido entre o escritório, obras e viagens de trabalho. Faço questão de acompanhar todas as obras dos meus clientes. Agora, em dia de produção de eventos, não tem conversa. Passo o dia no local ajustando todos os detalhes com a equipe. Temos que trabalhar com agilidade e lidar com imprevistos, por isso tenho fornecedores de alta confiança.

Tem algum hobby?

É meio difícil... acho que meu trabalho é meu lazer, meu hobby. Aproveito as viagens para me informar, pesquisar, visitar feiras, museus e exposições. Vou à feira de Milão há vinte anos, desde o tempo em que os brasileiros nem eram bem recebidos por lá e conseguir um catálogo de um expositor já era um milagre (risos).

Você é referência no mercado de luxo e alto padrão. Isso foi planejado?

Não. Aconteceu naturalmente, acredito, porque meu trabalho atrai um público mais elitizado e bem informado. Quando comecei, se pudesse, me dedicaria somente à hotelaria, mas não tive essa opção na época. Então diversifiquei.

* * *

Sofisticação e economia

Além do design sofisticado e moderno, assinado por Philippe Starck,a linha de misturadores Axor Starck Organic, da marca alemã Hansgrohe, possibilita o uso responsável da água. As peças podem ser encontradas na Pastilhart, loja especializada em revestimentos, sanitários e metais nobres, que trouxe para seu showroom o produto com movimentação ergonômica: a água é ligada e desligada na extremidade da bica e o misturador oferece a quantidade exata de líquido necessário, gerando um consumo menor do que as opções convencionais.

Futuras parcerias

A equipe de obras corporativas da Construtora Baggio fez uma visita à fábrica da Tecnoflex, em Quatro Barras, onde foram recebidos por José Pedro Duarte e Gustavo Duarte, executivos da marca de mobiliários corporativos. Adriane Maran, Grazieli Sorpreso e Josianne Madalosso conheceram as instalações da empresa e conversaram sobre futuras parcerias entre as duas companhias.

Design premiado

Juliana Buso, coordenadora de projetos do Centro Brasil Design (CBD), foi nessa semana à sede da Lumen Design, quando Guido Dezordi, Karine Kawamura e Silvio Silva Junior, da equipe de criação do escritório, apresentaram todos os detalhes da Lamparina Pingo de Luz, premiada no iF Design Award 2015. Com sede em Curitiba, o CBD é o escritório representativo do prêmio no Brasil. A criação da Lumen Design é um dos 43 projetos brasileiros laureados nesta edição do iF, que terá cerimônia oficial de premiação no próximo dia 27 em Munique, na Alemanha.

Tudo pronto

A incorporadora Invespark promoveu, na última terça-feira, a entrega do Workspace Brigadeiro, quando clientes e convidados foram recepcionados em festa com show da cantora Michele Mara.

Com projeto arquitetônico do escritório Dória Lopes Fiuza e interiores assinados pelo arquiteto Jayme Bernardo, o empreendimento tem espaços corporativos de até 720 m² e conjuntos comerciais a partir de 35 m². Os casais André Affonso da Costa, na foto com a esposa Priscila Fleischfresser Affonso da Costa, e Karin Fleischfresser Roth, com o diretor geral da Invespark, Claudio Roth, compareceram ao evento.

Quinze em 2015

A Artefacto Curitiba comemora 15 anos de inauguração neste ano. Reconhecida pela qualidade e atendimento, foi também a primeira loja da cidade a apresentar o conceito de Mostra de Decoração. Nacionalmente, a marca segue como Top of Mind do mercado de arquitetura e decoração e com ritmo acelerado de expansão. No final de 2014 foram duas novas lojas: em Balneário Camboriú e em São Paulo, no shopping Catarina. Outro novo conceito está nos planos de expansão da marca: a Artefacto Selects, que traz mais de 15 mil itens para pronta entrega. Ingrid Moskalewski, gerente comercial da Artefacto Curitiba, explica que os produtos podem ser encaixados em projetos ou coordenados com o que o cliente já tem em casa.

Exemplo

O sistema de captação de água das chuvas instalado no telhado na Esalflores gera uma economia de até 60% da água utilizada na loja. Uma cisterna especial, com capacidade para 15 mil litros, armazena a água utilizada em vasos sanitários, na rega das plantas e na higienização do piso da loja.

Marelli em Curitiba

Acaba de abrir as portas a Marelli Ambientes Racionais, marca gaúcha de mobiliário corporativo com mais de 30 anos de tradição. Os 250 m² da Marelli Curitiba, na Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 2355, trazem móveis, painéis divisórios, cadeiras e soluções para atender às necessidades dos espaços de trabalho.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]