• Carregando...

Rio de Janeiro – Na era digital, as ameaças virtuais são fabricadas como pão quente em padaria – phishings, cavalos-de-tróia e spywares surgem aos borbotões todos os dias, deixando muita gente de cabelo em pé. Se proteção total é impossível, pelo menos dá para dificultar a vida dos piratas do ciberespaço, um tipo de criminoso que se prolifera rapidamente. Através de procedimentos simples, o usuário pode, pelo menos, criar barreiras em seu PC. Foi pensando exatamente no elo mais fraco da cadeia – o usuário doméstico – que a dupla Alexandre Freire e André Machado lançou o livro "Como blindar seu PC – Aprenda a transformar seu computador numa fortaleza digital" (Editora Campus/Elsevier, R$ 49,90).

Sistema operacional

O livro aborda de forma didática as principais formas de ataques cibernéticos, ensina como agem os criminosos e como as ameaças chegam ao computador através da rede mundial. O primeiro passo para encarar de frente as quadrilhas que agem nos guetos da internet é entender como funciona o sistema operacional, alvo principal dos bandidos. Quanto mais o usuário conhece o funcionamento dos programas nativos do sistema, melhor ele pode se defender.

"O usuário iniciante não tem noção de como são as ameaças e como os criminosos agem. Por isso, tomamos o cuidado de elaborar, primeiro, um glossário para que o usuário saiba diferenciar os tipos de ataques", diz o jornalista André Machado. "Sabendo como as ameaças funcionam, partimos para as explicações de como o usuário facilita o trabalho dos criminosos, deixando programas expostos, clicando em anexos sem pensar, todos os procedimentos que fazemos em casa, quando estamos distraídos e acabamos fazendo bobagem."

Outro cuidado da dupla foi ensinar ao usuário como os criminosos tiram partido da engenharia social para conhecer seus hábitos e enviar mensagens infectadas a partir de seu perfil. "Os bandidos também aproveitam notícias recentes e eventos datados (como as eleições e a entrega do imposto de renda) para enviar spams falando de cancelamento de CPF, etc. E os phishings trazem logotipos oficiais, que enganam direitinho e dão links para sites falsos."

O livro tem ainda um capítulo especial sobre as características de segurança do próximo sistema operacional da Microsoft, o Windows Vista, que deve chegar no começo do ano que vem. "No capítulo do Windows Vista destacamos os filtros para que os pais possam controlar a navegação dos filhos", diz Freire.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]