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Usuários de telefones celulares com planos pré-pago são mais satisfeitos do que aqueles que usam planos pós-pagos, segundo pesquisa da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgada nesta terça-feira.

Enquanto os clientes de pré-pago que se dizem satisfeitos são quase metade do total -48%-, esse índice cai para 30% entre os que utilizam planos pós-pagos. A situação se inverte entre os insatisfeitos: eles são 15% dos clientes de planos pós-pagos e apenas 8% entre os que usam pré-pago.

A principal reclamação dos usuários de planos pós-pagos é sobre os preços cobrados: 41,9% acham o serviço muito caro, e apenas 15,8% se dizem satisfeitos. Entre os clientes de pré-pago, ocorre o contrário: 61,9% estão satisfeitos, e só 10,5% reclamam dos preços. Já para quem usa o pré-pago, o principal problema é a cobertura do sinal e a qualidade das ligações. Mesmo assim, o número de satisfeitos e insatisfeitos está quase empatado: 29,9% e 26,2%.

Recentemente, o presidente da Anatel, João Rezende, afirmou que a qualidade do serviço das operadoras móveis não atingiu os patamares desejados pela agência. "Ainda há problemas na transmissão [conexão entre as antenas e as centrais]", disse. Apesar disso, Rezende disse que as empresas estão se esforçando para garantir qualidade.As empresas se obrigaram a implementar um plano de investimento em meados do ano passado, após as suspensões de venda de chips pela Anatel.

Ficaram impedidas Tim, Claro e Oi. Todas, inclusive a Vivo (que escapou da sanção) tiveram de apresentar um plano de investimento para melhorar: a qualidade da rede (taxas de acesso a rede de voz e dados, queda de chamadas, congestionamento em longa distância, bloqueio e quedas por município), atendimento (reclamações), interrupções (duração média e causas). Esses indicadores passaram a ser medidos trimestralmente pela Anatel.

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