• Carregando...

A Vale quer começar as negociações de preços de minério de ferro para a temporada 2010/11 até o final de novembro, disse nesta terça-feira (17) um executivo da companhia.

O diretor global do negócio de minério de ferro, Renato Neves, fez a declaração a jornalistas no intervalo de uma conferência de aço, em Londres, mas não deu outros detalhes sobre o assunto.

Ele afirmou ainda que a companhia deve continuar operando com capacidade quase plena em 2010, uma vez que a empresa considera que o mercado de minério de ferro estará mais apertado no ano que vem.

"Depois de uma pausa em 2009, o mercado deve voltar a ficar em uma situação muito apertada em 2010", declarou.

"Em 2010, a demanda fora da China deverá ocupar uma porção substancial da capacidade atualmente dedicada à China...", completou.

Navios

Ele também destacou que a companhia está construindo 16 navios com capacidade de 400 mil toneladas cada para transportar minério de ferro entre o Brasil e a Ásia.

"O primeiro vai passar a operar no próximo ano. Vamos usar esses navios para reduzir os nossos custos com transporte", disse.

Questionado se essa redução poderia interferir nas negociações do preço do minério, Neves disse: "Se você pode levar o minério de ferro a preços mais competitivos para a Ásia, todo mundo vai gostar".

A Vale colocou no último ano 1,6 bilhão de dólares em uma encomenda de uma dezena de navios transportadores de minério.

Analistas na conferência afirmaram que cada navio poderia transportar 3 milhões de toneladas de minério de ferro todo ano entre a Ásia e o Brasil, elevando a capacidade total de transporte em 48 milhões de toneladas, mais da metade dos embarques da Vale para a China em 2008, que atingiram 85,2 milhões de toneladas.

"Nossa estratégia é vender mais para a Ásia, não apenas para a China, mas também para a Coreia, toda a Ásia."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]