A Vale quer começar as negociações de preços de minério de ferro para a temporada 2010/11 até o final de novembro, disse nesta terça-feira (17) um executivo da companhia.
O diretor global do negócio de minério de ferro, Renato Neves, fez a declaração a jornalistas no intervalo de uma conferência de aço, em Londres, mas não deu outros detalhes sobre o assunto.
Ele afirmou ainda que a companhia deve continuar operando com capacidade quase plena em 2010, uma vez que a empresa considera que o mercado de minério de ferro estará mais apertado no ano que vem.
"Depois de uma pausa em 2009, o mercado deve voltar a ficar em uma situação muito apertada em 2010", declarou.
"Em 2010, a demanda fora da China deverá ocupar uma porção substancial da capacidade atualmente dedicada à China...", completou.
Navios
Ele também destacou que a companhia está construindo 16 navios com capacidade de 400 mil toneladas cada para transportar minério de ferro entre o Brasil e a Ásia.
"O primeiro vai passar a operar no próximo ano. Vamos usar esses navios para reduzir os nossos custos com transporte", disse.
Questionado se essa redução poderia interferir nas negociações do preço do minério, Neves disse: "Se você pode levar o minério de ferro a preços mais competitivos para a Ásia, todo mundo vai gostar".
A Vale colocou no último ano 1,6 bilhão de dólares em uma encomenda de uma dezena de navios transportadores de minério.
Analistas na conferência afirmaram que cada navio poderia transportar 3 milhões de toneladas de minério de ferro todo ano entre a Ásia e o Brasil, elevando a capacidade total de transporte em 48 milhões de toneladas, mais da metade dos embarques da Vale para a China em 2008, que atingiram 85,2 milhões de toneladas.
"Nossa estratégia é vender mais para a Ásia, não apenas para a China, mas também para a Coreia, toda a Ásia."
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