• Carregando...

As ações da ex-estatal Vale do Rio Doce, segunda maior mineradora do mundo, ultrapassaram as da Petrobras, como as mais negociadas na América Latina. É o que revela um estudo divulgado nesta terça-feira pela consultoria internacional Economatica.

A pesquisa, referente ao mês de julho, abrange os dez papéis mais negociados na região. Outro destaque no ranking elaborado pela Economática, é que entre as 10 ações mais negociadas, oito são brasileiras e apenas duas, mexicanas.

Segundo o levantamento, até o dia 30 do mês passado, o volume médio mensal de negociações com papéis da Vale atingiu R$ 445 milhões por dia, acima dos R$ 429 milhões registrados pelas ações preferenciais da estatal petrolífera brasileira que, nos últimos dois anos, sempre liderou o ranking.

De acordo com a Economática, as ações da Petrobras eram as mais negociadas desde julho de 2005, quando ultrapassaram as da Telemar. Nos últimos 12 anos, somente em junho de 1996 e em abril de 2005, os títulos da Vale haviam superado os da Petrobras, em volume médio diário mensal.

Em termos de valorização, o desempenho dos papéis da Vale foi ainda melhor. No acumulado dos sete meses de 2007, as ações preferênciais da Vale atingiram valorização de 46,9 % contra apenas 9% da Petrobras.

Além dessa performance, a Vale também fechou o segundo trimestre do ano com recorde de lucro, faturamento . E dois meses antes, em maio, a mineradora já havia ultrapassado a Petrobras entre as empresas de capital aberto mais lucrativas da América Latina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]