• Carregando...

Em pouco mais de uma semana, 15 mil candidatos já se inscreveram para o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). No entanto, apenas 1.542 estão oficialmente inscritos, porque já pagaram a taxa. Do total, 6.335 são vestibulandos do sexo masculino e 8.665 do sexo feminino.

As inscrições começaram no último dia 21 e ficam abertas até 12 de setembro. Interessados podem se inscrever pelo site www.nc.ufpr.br, ou no posto de atendimento no Prédio Histórico da Praça Santos Andrade, que funciona das 8h30 às 17h30.

O movimento no posto foi pequeno até agora. Pouco mais de 100 pessoas procuraram informações. Os coordenadores do vestibular alertam que quem não tem computador em casa deve ir ao posto o quanto antes para evitar filas nos últimos dias de inscrição.

A taxa deste vestibular custa R$ 75, um real a menos do que no vestibular passado. O boleto bancário é emitido no momento da confirmação da inscrição e pode ser pago em qualquer agência bancária.

Isenção

Dos 2.943 estudantes que solicitaram isenção da taxa de inscrição, só 1.304 entregaram a documentação exigida no Núcleo de Concursos, órgão que coordena o processo seletivo. Apenas esses estão concorrendo ao benefício. Neste ano não haverá concessão de isenção parcial, apenas total. Os processos estão sendo analisados e o resultado sai no dia 8 de setembro.

A partir do dia 20 do mês que vem o candidato pode consultar, através do site www.nc.ufpr.br, a situação da sua inscrição. Caso ocorra algum problema, os vestibulandos têm tempo para regularizar a inscrição.

Provas

Como no último vestibular, as provas serão aplicadas em duas fases. Na primeira fase, que acontece no dia 20 de novembro, os candidatos respondem 80 questões objetivas. Na segunda fase, que ocorre nos dias 11 e 12 de dezembro, os vestibulandos enfrentam uma prova de compreensão e produção de textos e as provas específicas, dependendo do curso escolhido. Essa etapa, além de questões objetivas terá perguntas discursivas.

O sistema de cotas raciais e sociais continua neste vestibular. Dessa forma, 20% das vagas de cada curso são reservadas para candidatos negros e outros 20% são para estudantes de escolas públicas.

Mudanças

As principais mudanças deste vestibular são para os interessados em cursar Matemática, Matemática Industrial e Estatística. Depois das duas fases comum a todos os candidatos, esses classificados entrarão para uma lista especial e terão de estudar durante um semestre as disciplinas de Matemática Analítica e Geometria Analítica.

Depois de quatro meses, os alunos realizam uma prova e os aprovados passam a estudar normalmente. A alteração foi adotada porque a desistência chega a ser de 50% nestes três cursos, de acordo com o reitor Carlos Augusto Moreira Júnior. Além disso, foi criada uma nova categoria, a dos "treineiros", para os estudantes que ainda não terminaram o ensino médio mas pretendem realizar o vestibular. Esses candidatos serão incluídos em uma listagem especial. Essa alteração foi adotada para que esses estudantes, caso sejam aprovados, não tirem a vaga dos vestibulandos aptos a estudar na UFPR.

Mais informações podem ser obtidas no site www.nc.ufpr.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]