• Carregando...
As manifestações, que começaram em 2013, podem ser cobradas sob o viés de cidadania | Hugo Harada/ Gazeta do Povo
As manifestações, que começaram em 2013, podem ser cobradas sob o viés de cidadania| Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo

Especial Enem

Leia mais sobre esses assuntos em reportagens da Gazeta do Povo. Confira em www.gazetadopovo.com.br/educacao/enem

Nas provas do Exame Na­­cional do Ensino Médio (Enem), assim como em vestibulares, é comum aparecerem perguntas formuladas a partir de fatos recentes. A Gazeta do Povo consultou três professores de Curitiba que trabalham com atualidades para listar alguns assuntos que merecem atenção. É consenso entre eles que temas ambientais e sociais, como a cidadania e a participação política, são recorrentes nas provas.

O professor Daniel Medeiros, que dá aulas de História e de Mundo Contemporâneo no Positivo, faz uma análise de temas possíveis, com base no histórico do Enem. Ele diz que o atual modelo do exame – como seleção de estudantes para ingresso nas universidades – é muito recente para que se possa estabelecer um padrão de assuntos, diferentemente de outros vestibulares, que utilizam o mesmo formato há mais tempo. Mesmo assim, algumas coisas são perceptíveis. Um exemplo são os temas de natureza social e ambiental. "Nas últimas cinco edições, esses assuntos estão presentes", diz o professor. A lista inclui tópicos como desmatamento, recursos hídricos e poluição.

No âmbito social, assuntos relativos aos direitos humanos, como o preconceito, a discriminação e a violência também são frequentes. "Neste ano, por exemplo, tivemos debates sobre a questão do linchamento, que levantou a discussão da ‘justiça com as próprias mãos’", comenta Medeiros. Cidadania, participação política e liberdade de expressão também são temas importantes. "A gente acredita muito que o tema das manifestações pode ser recuperado, sob o viés da cidadania", completa.

Geopolítica

O professor de Geografia Marcos de Souza, do curso Domínio, indica temas de geopolítica e economia. "Os 50 anos do golpe militar, a Comissão da Verdade e o ranking do IDH podem cair", enumera. Outros tópicos podem ser abordados independentemente de algum fato recente específico. "Movimentos sociais, problemas urbanos e ambientais são recorrentes nas provas", lembra.

Para o professor Adal­­berto Scortegagna, do Bom Jesus, o Enem quer saber se o aluno está com leitura em dia de jornais e revistas, e usa as notícias como um gancho para discutir assuntos. "O texto não está no enunciado como enfeite, ele tem o papel de ajudar a responder. Assuntos da atualidade são importantes para discutir esses fenômenos." Além disso, fatos nem tão recentes também podem figurar na prova, pela ampla repercussão alcançada. "As questões são preparadas com certa antecedência, então, podem aparecer eventos de dois, três anos atrás", alerta Scortegagna.

Apostas

Confira alguns acontecimentos citados pelos professores

Justiciamento

Fazer justiça com as próprias mãos entrou na pauta de debates em 2014. No Rio de Janeiro, um adolescente foi amarrado a um poste e agredido. No Guarujá, em São Paulo, uma mulher foi linchada ao ser confundida com uma suposta sequestradora de crianças.

Veja o que a Gazeta do Povo publicou sobre o assunto:

1445028

1467230

Marco Civil da Internet

A lei, com direitos e deveres dos usuários da rede, entrou em vigor no dia 23 de junho. Alguns dos princípios citados na lei são a garantia da liberdade e expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede.

Veja o que a Gazeta do Povo publicou sobre o assunto:

1478891

Manifestações e participação política

Após a onda de protestos em junho de 2013, o governo federal chegou a considerar a elaboração de um plebiscito para a reforma política, mas o Congresso rejeitou a proposta. Este ano, movimentos sociais e entidades promoveram campanhas para recuperar o plebiscito.

Veja o que a Gazeta do Povo publicou sobre o assunto:

1385102

1468846

50 anos do golpe militar

Em 2014, foi lembrado os 50 anos do golpe que implantou uma ditadura militar, que durou 21 anos no Brasil. Em março, organizações não-governamentais e outras entidades organizaram uma série de atividades para relembrar os fatos mais marcantes do período.

Veja o que a Gazeta do Povo publicou sobre o assunto:

1457948

Racismo e injúria racial

Um caso de destaque em 2014 envolveu o jogador brasileiro Daniel Alves, que comeu uma banana que foi atirada em campo durante uma partida entre Villarreal e Barcelona, no campeonato espanhol.

Veja o que a Gazeta do Povo publicou sobre o assunto:

1464903

1465010

20 anos do Plano Real

O Plano Real, criado no governo de Fernando Henrique Cardoso, completou 20 anos em 2014. A moeda foi uma tentativa de estabilizar a economia brasileira, para reduzir a inflação e aumentar o poder de compra da população.

Veja o que a Gazeta do Povo publicou sobre o assunto:

1480593

Comissão da verdade

A Comissão Nacional da Verdade foi instituída em maio de 2012 para investigar violações aos Direitos Humanos ocorridos entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988. Além desse papel, seus membros apresentaram propostas para a desmilitarização da polícia e criminalização da homofobia.

Veja o que a Gazeta do Povo publicou sobre o assunto:

1390631

1458268

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]