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“O ensino de Física não pode ficar restrito a discussões teóricas. Mais importante do que saber os conceitos é identificar na prática como os fenômenos acontecem. Para aperfeiçoar e fixar o aprendizado o aluno pode observar os fenômenos cotidianos em sua casa ou carro, por exemplo. Quem adota essa prática vai aprender com mais facilidade, entendendo que este conhecimento serve para a vida toda.”Durval Martins Teixeira Filho, professor de Física do ensino médio integrado ao técnico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
“O ensino de Física não pode ficar restrito a discussões teóricas. Mais importante do que saber os conceitos é identificar na prática como os fenômenos acontecem. Para aperfeiçoar e fixar o aprendizado o aluno pode observar os fenômenos cotidianos em sua casa ou carro, por exemplo. Quem adota essa prática vai aprender com mais facilidade, entendendo que este conhecimento serve para a vida toda.”Durval Martins Teixeira Filho, professor de Física do ensino médio integrado ao técnico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Esqueça as apostilas recheadas de fórmulas, leis e princípios como única fonte para aprender Física. Uma das disciplinas mais temidas pelos estudantes de ensino médio, ela pode ficar mais interessante (e fácil) quando aproximada às situações do dia-a-dia. Os cálculos fazem parte das aulas, mas antes de sair decorando todas as fórmulas é importante aprender a deduzi-las. Como? Entendendo que uma fórmula existe a partir de um fenômeno. "Atividades experimentais ajudam o aluno a vivenciar os fatos referidos nos textos e exercícios, facilitando a retenção do conhecimento", defende o professor de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Durval Martins Teixeira Filho.

Para Teixeira, as aulas têm de incluir história, teoria e experimentação, pois a maioria dos alunos considera a manipulação de materiais mais interessante do que a resolução de exercícios. De acordo com o professor, os estudantes que não dispõem de laboratórios onde é possível simular fenômenos de mecânica, termologia, óptica e eletricidade, podem vivenciar o aprendizado de Física em casa, observando um carro, ou mesmo andando de bicicleta. "No ato de pedalar é possível analisar muitos fenômenos mecânicos que envolvem a lei da dinâmica", diz o professor.

Segundo Teixeira, o entendimento prático da Física faz com que os alunos deixem de tratar a escola como um mundo isolado e percebam que a disciplina faz parte de situações cotidianas. "Um aluno que aplica conceitos do estudo da eletricidade para economizar energia em casa, não só aprendeu a matéria, como vai lembrar dela para sempre", analisa o professor.

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