• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio ocorrem nos dias 8 e 9 de novembro. A nota obtida pelo candidato é usada como critério de seleção em dezenas de universidades públicas de todo o país e determinante para obtenção de bolsas do Prouni em instituições de ensino superior particulares. Portanto, há motivos de sobra para batalhar por um bom desempenho.

A Gazeta do Povo ajuda o estudante a alcançar esse objetivo. Acompanhe as dicas de estudo aqui na Coluna do Enem e acesse a seção sobre o exame no site da Gazeta. Toda semana serão postadas aulas em vídeo e simulados que farão a diferença para quem quer chegar preparado para encarar a prova.

História do Brasil

Quer saber mais sobre a história do país? A exposição "Brasil, Passado e Futuro", lançada no dia nove de setembro no Memorial de Curitiba, segue até quatro de janeiro de 2015. A mostra traz imagens de arquivos da Biblioteca Nacional e do Instituto Moreira Salles (IMS), como trechos de cinejornais da Era Vargas e de filmes. A exposição abrange desde o período colonial e até a redemocratização. É possível conferir informações sobre a abolição da escravatura, a independência do Brasil, a urbanização e as diversas fases políticas, como a Era Vargas e o golpe militar de 1964.

O memorial de Curitiba está localizado na rua Claudino dos Santos, 79 – Largo da Ordem. É aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 9 horas às 12 horas e das 13 horas às 18 horas. Sábados e domingos, das 9 horas às 15 horas. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (41) 3321-3313

Aplicativos

A tecnologia tem contribuído com quem precisa se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio(Enem). No mês passado, o colégio Opet lançou o aplicativo gratuito "Prepara Opet" simulados para o Enem e teste vocacional.

O aplicativo pode ser baixado por qualquer pessoa que use a plataforma Android. Ele está disponível no Google Play. Em breve, será lançada a versão para iOS. Aulão gratuito para o Enem

O Centro Universitário Uninter realiza aulões gratuitos em preparação ao Enem nos dias 29 e 30 de outubro, das 13 às 18 horas, no campus Garcez. A inscrição pode ser feita pelo site uninter.com/enem ou pelo telefone 0800-7020500.

Com apoio do Eureka e do jornal Voz da Educação, equipe pedagógica do grupo criou a Revisão Nota 10. A aula terá uma síntese dos conteúdos, com simulados, dicas de redação e distribuição de brindes. Além do evento presencial, a aula será transmitida em tempo real pela internet para os outros polos do Uninter. O campus Garcez fica na Aveniva Luiz Xavier, número 103.

Questão de Biologia (Enem 2013)

Para a identificação de um rapaz vítima de acidente, fragmentos de tecidos foram retirados e submetidos à extração de DNA nuclear, para comparação com o DNA disponível dos possíveis familiares (pai, avô materno, avó materna, filho e filha). Como o teste com o DNA nuclear não foi conclusivo, os peritos optaram por usar também DNA mitocondrial, para dirimir dúvidas. Para identificar o corpo, os peritos devem verificar se há homologia entre o DNA mitocondrial do rapaz e o DNA mitocondrial do(a)

A) pai.B) filho.C)filha.D) avó materna.E )avô materno.Resposta: alternativa D

Videoaulas

Vídeo: professor explica as reações orgânicas como eliminação, adição, substituição e oxidação

Vídeo: os temas matemáticos mais comuns na prova do Enem

Vídeo: veja como o Enem tem cobrado a interpretação de charges, tiras e propagandas nas questões de Língua Portuguesa

Vídeo: os golpes de Estado que traçaram a história do Brasil

Vídeo: o essencial sobre os ciclos da água e do nitrogênio

Vídeo: o essencial para caprichar na interpretação de texto

Vídeo: questões sobre desastres naturais sempre aparecem no Enem

Vídeo:para não tropeçar nas questões que envolvem gráficos

Vídeo: mecânica e eletricidade dominam questões de Física no Enem

Simulados

Simulado:Teste seus conhecimentos no simulado de Matemática

Simulado:teste seus conhecimentos em Ciências da Natureza

Simulado: teste seus conhecimentos em Ciências Humanas

Simulado: faça o teste e veja se está preparado para a prova de Linguagens

Dicas

Habilidade com a leitura ajuda na prova do Enem

Quem faz o Enem tem acesso facilitado a instituições privadas

Gráficos exigem habilidades extras

Confira exemplos comentados de como resolver questões com gráficos

Dez temas para a prova de matemática do Enem

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]