No ano passado, o Colégio Estadual Paulina Borsari teve notas maiores do que escolas privadas no Enem.| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga na próxima terça-feira, 4 de outubro, os resultados por escola da edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

CARREGANDO :)

Foram calculadas notas para escolas que atingiram pelo menos 50% de taxa de participação, e que tiveram a participação mínima de 10 estudantes. Os dados incluem estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio regular declarados pela unidade de ensino no Censo Escolar da Educação Básica de 2015. Estão excluídas as informações do Ensino Médio não seriado (que não adota a divisão por série), tanto em escolas públicas quanto privadas.

O resultado considera participante somente estudantes que tiveram notas superiores a zero em todas as provas objetivas, e que também não tenham zerado a redação.

Publicidade

As informações divulgadas pelo Inep auxiliam pais, alunos, professores, dirigentes de instituições e gestores educacionais na análise e aprimoramento da qualidade da educação.

No ano passado, o ranking geral mostrou que a nota do exame foi muito semelhante no Paraná entre as escolas públicas e particulares.

TRI

Desde 2009, a proficiência dos participantes do Enem nas provas objetivas é calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia que permite que os elementos de diferentes edições do exame sejam posicionados em uma mesma escala.

Já a correção da prova de redação avalia cinco competências: domínio da norma padrão da língua escrita; compreensão da proposta de redação; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação e elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.

As provas do Enem 2016 acontecem nos dias 5 e 6 de novembro.

Publicidade