Lançamento da campanha do MEC “Conta pra mim”.| Foto: Gabriel Jabur / MEC

Um programa para incentivar que as famílias leiam e contem histórias para as crianças foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (5). Por meio do “Conta Pra Mim”, o governo federal pretende que os pais auxiliem os filhos a melhorar a compreensão da leitura e da escrita, que os alunos consigam entender melhor o que escutam e passem a falar com mais desenvoltura e clareza.

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De acordo com o MEC, as famílias de baixa renda são o foco do programa, mas as ações e técnicas de literacia familiar podem ser replicadas nas demais.

As famílias que participarem de oficinas de leitura - que devem ser organizadas em parceria com os municípios - também poderão receber livros infantis. Além disso, alunos dos 1.º 2º. anos do Ensino Fundamental das escolas públicas vão receber kits com ilustrações da Turma da Mônica.

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Um guia também foi preparado pelo MEC para ajudar as famílias e está disponível no site alfabetizacao.mec.gov.br. Vídeos com dicas de como estimular a leitura também serão postados nesse site.

Com o “Conta Pra Mim”, os resultados esperados são que as crianças tenham maior facilidade no processo de alfabetização, melhorem o desempenho em leitura e também atinjam resultados melhores em testes internacionais, entre eles o PIRLS e o PISA, no qual os estudantes brasileiros ficaram nas últimas colocações em 2018.

O investimento em todas as estratégias que compõem o "Conta Pra Mim" será de R$ 45 milhões.

Conversar com as crianças ajuda a melhorar seu vocabulário, diz pesquisadora

A importância do estímulo à leitura e a formação de novos leitores são questões unânimes entre os especialistas. Uma delas é Catherine Snow, especialista em desenvolvimento da linguagem e pesquisadora da Harvard Graduate School of Education. Em passagem pelo Brasil, ela apresentou dicas sobre o tema em um evento realizado pelo Ministério da Educação, em Brasília, no fim de outubro.

A Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe) reuniu cerca de 50 especialistas do Brasil e do mundo. Eles participaram de 33 horas de debates em 28 palestras, sessões especiais e simpósios, cujo tema principal era: A Política Nacional de Alfabetização e o Estado da Arte das Pesquisas sobre Alfabetização, Literacia e Numeracia.

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Confira abaixo a entrevista com Catherine Snow:

Conversar ajuda a criança a desenvolver uma linguagem mais robusta?

Catherine Snow: A única maneira para as crianças dominarem a linguagem é elas terem oportunidades de conversar com pessoas que conhecem o idioma melhor do que elas – principalmente pais e professores. A forma mais simples de garantir que o ambiente de desenvolvimento da linguagem seja mais rico é conversar sobre assuntos elevados. E é por isso que ler livros em voz alta para as crianças, seja quando elas ainda não podem ler, seja quando já estão sendo alfabetizadas, é uma ferramenta tão poderosa. Os livros introduzem assuntos, ideias e palavras que não surgiriam em conversas do dia a dia.

É possível usar técnicas para melhorar o vocabulário de leitores iniciantes?

Sem dúvida. Conversar sobre experiências passadas, dialogar sobre algum acontecimento diferente que vai se passar no futuro próximo, visitar novos lugares e conversar sobre o que viu... Conversações ricas são comuns na rotina de muitas famílias. As crianças que não contam com essas experiências em casa merecem a chance de tê-las na escola. A melhor técnica é fomentar conversações interessantes. O que inclui ouvir as crianças com atenção e responder detalhadamente a suas questões.

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Quais as vantagens de uma criança com vocabulário mais amplo?

O vocabulário das crianças é um fator crucial para prever o desempenho no futuro, e o acesso a temas sobre assuntos abstratos, que estimulam o desenvolvimento de uma linguagem que é sintaticamente complexa e lexicalmente rica, está ligada ao desenvolvimento do vocabulário.

Como as crianças aprendem a ler?

Elas percebem que existe uma relação sistemática entre letras e sons. Algumas crianças fazem essa correlação com alguma facilidade, muitas vezes até mesmo sem instrução formal. Mas a maioria precisa que alguém explique os princípios do alfabeto, ensine que existe uma relação sistemática entre letras e sons, e organizem atividades que forneçam a quantidade suficiente de prática, a ponto de que o mapeamento de sons e letras se torne automático. Isso é crucial, mas precisa acontecer em conjunção com as oportunidades de desenvolver o vocabulário. Ou então elas terão aprendido como aplicar o alfabeto, mas não terão vocabulário suficiente para aplicá-lo na compreensão de conteúdo.

Quais são as principais ferramentas de ensino capazes de melhorar a capacidade linguística de estudantes mais velhos, que já chegaram ao ensino médio?

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No caso do currículo americano, as principais ferramentas, em especial a leitura em voz alta de livros mais complexos, são úteis, mas longe de serem suficientes. Uma boa técnica adicional consiste em estimular os estudantes a escrever qual a utilidade prática dos conteúdos encontrados em outras disciplinas. É uma forma de melhorar o vocabulário, e ainda por cima estimular os alunos a estabelecer conexões entre diferentes conteúdos que estão aprendendo. Esses textos podem ser apresentados de forma visual em sala de aula, com palestras, demonstrações e debates.