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Avaliação

Brasil quer curar “câncer” na educação sem saber onde está. Aqui inicia o diagnóstico

  • Brasília
  • 11/09/2020 20:19
PIRLS será aplicado a partir de 2021
Anos iniciais do ensino fundamental tiveram nota inferior à de 2017| Foto: Unsplash

Políticas públicas de baixa qualidade adotadas nos últimos vinte anos levaram o Brasil a um cenário desolador no qual mais da metade das crianças de escolas públicas chega ao terceiro ano do ensino fundamental sem alcançar níveis suficientes de leitura (dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica, Saeb). E o pior de tudo é que não se tem um diagnóstico preciso para descobrir onde está o problema de aprendizagem.

Para tentar mudar esse cenário, o Brasil começará a utilizar em 2021 a melhor avaliação internacional que existe hoje para medir a capacidade de leitura das crianças, o Estudo Internacional do Progresso em Leitura (PIRLS, Progress in International Reading Literacy Study). O teste, dedicado exclusivamente à aferição da chamada literacia de leitura em alunos do 4º ano, será aplicado no país pela primeira vez pelo Inep, órgão do Ministério da Educação (MEC).

O Brasil, contudo, poderia ter aplicado o PIRLS desde 2001 - mas preferiu continuar com outras avaliações menos exigentes. Em 2016, o país chegou a ceder à organização responsável pelo exame, a IEA (Association for the Evaluation of Educational Achievement), US$ 7,5 mil, mas não organizou nenhuma edição do PIRLS. A possibilidade de participação brasileira no exame há mais de 10 anos também foi fato desconhecido da maioria dos profissionais do "chão da escola".

Dados apontam que países que aplicam o PIRLS há mais tempo têm maior chance de alcançar bons resultados em alfabetização, com efeitos positivos, de forma exponencial, nos anos escolares seguintes. Avaliações em larga escala como essas possibilitam comparações internacionais, permitindo que autoridades e formuladores de políticas públicas averiguem o desempenho dos alunos, mostrando-lhes onde devem ser aplicados recursos e energias e quais são as melhores estratégias para apoiar alunos na superação de suas fragilidades.

"Numa intervenção cirúrgica, você não faz uma operação para tirar um câncer sem saber antes onde ele está. Seria um gasto de recursos sem sentido. Na educação, é a mesma coisa", afirma Wiliam Cunha, diretor na Secretaria de Alfabetização (Sealf).

Já é consenso na ciência da educação que um ensino de qualidade se faz, necessariamente, em paralelo com avaliações frequentes dos alunos e a análise de resultados. É preciso saber como está a rede de ensino, quais são seus pontos fortes, fraquezas, oportunidades e desafios, como uma espécie de "matriz swot", para saber onde e como intervir.

"Na Sealf, somos pragmáticos e preocupados com o que dizem as evidências científicas, por isso queremos atuar com avaliações. É a forma correta de fazer um diagnóstico da qualidade de educação, com devolutiva para o país, o quanto antes, e de forma concreta já conhecida", afirma.

Como funciona o teste internacional

Para verificar o desempenho dos alunos dos primeiros anos do ensino fundamental em leitura, o PIRLS, além da avaliação direta dos alunos, reúne informações sobre fatores contextuais, como recursos educacionais, comportamento dos estudantes, práticas docentes e apoio doméstico. Esse questionário é aplicado a alunos, pais e professores, e colhe dados sobre contextos exteriores ao processo específico de aprendizagem formal, mas que são relevantes para melhor compreender os resultados.

Para muitos especialistas, o teste tem um nível exigente do qual o Brasil parece estar muito longe de alcançar. Apenas um texto do exame, por exemplo, tem seis laudas. Até então, o Brasil adotava apenas a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), depois inserida no conjunto de provas do Saeb, para avaliar de forma amostral a capacidade de leitura de alunos do 3º ano.

"Com o PIRLS, conseguimos avaliar exatamente onde está o problema de dificuldade que o aluno tem em leitura. E conseguimos ter ferramentas para atuar sobre esses problemas. As provas são muito calibradas. A IEA também desenvolve o TIMSS, exame mais longevo que existe, mais consolidado, o que está sendo aplicado há mais tempo no mundo", afirma Cunha.

A IEA, que produz o exame, estabelece que, num primeiro momento, é preciso compreender o conceito de literacia de leitura, ainda não internalizado no país. Essa definição tem duas finalidades que devem ser aferidas, para saber se o aluno compreende textos informativos e narrativos.

"Existem correntes ideológicas que afirmam ser uma terrível pressão avaliar o aluno. Para nós, o que é opressão é o aluno não aprender, sair da escola sem um futuro digno. E se a avaliação é uma ferramenta para combater isso - e é - a gente vai abraçar", afirma Cunha. "Queremos oferecer ao país o que há de melhor, independentemente de qualquer opinião pré-concebida, do tipo criança não pode ser avaliada porque isso é opressão. Não é por aí que vamos direcionar nossas políticas públicas. E nem o contrário. Se houver comprovação de que avaliar crianças pode prejudicá-las, não faremos".

A intenção por meio de provas como o PIRLS também é a de comparar o desempenho entre vários países e analisar as diferentes estratégias adotadas frente à literacia de leitura. "Temos certeza de que o brasileiro não é pior, inferior, do que os outros. Talvez, tenhamos que repensar nosso sistema educacional. E para mudar isso, temos que saber como os alunos aprenderam até agora. É importante diagnosticar o estado atual da qualidade da alfabetização que, inclusive, o pagador de imposto está bancando", afirma o especialista.

"Temos certeza de que o brasileiro não é pior, inferior, do que os outros. Talvez, tenhamos que repensar nosso sistema educacional. E para mudar isso, temos que saber como os alunos aprenderam até agora. É importante diagnosticar o estado atual da qualidade da alfabetização que, inclusive, o pagador de imposto está bancando", afirma o especialista.

Aprender a ler x ler para aprender: a plasticidade do cérebro

Aprender a ler, em um primeiro momento, e depois ler para aprender. Essa tem se mostrado a forma mais eficiente de se consolidar o aprendizado, afirmam especialistas. Ir por outros caminhos, com métodos indiretos - como fazem os construtivistas - seria como tentar "reinventar a roda".

Evidências mostram que a chamada plasticidade do cérebro tem seu ápice durante os primeiros sete anos de vida e, com o tempo, ela cai rapidamente. É uma etapa cuja janela de oportunidade não será igual nunca mais em todo o resto da vida.

"Crianças serão incapazes de conseguir aprender tanta coisa quanto nessa época. A sensibilidade de aprendizagem naqueles anos é muito maior do que em qualquer outra fase da vida, principalmente para linguagem, números, habilidades sociais. É ali que temos que intervir", explica o diretor da Sealf. "Se deixarmos para os 16 anos, conseguimos, claro, algum retorno, mas com muito mais esforço. E esforço implica recurso. No Brasil, temos que saber utilizar nossos recursos".

Para ele, os resultados do PISA, por exemplo, que avaliam estudantes aos 15 anos, são obtidos "tarde demais", não permitindo intervenções significativas no desempenho do aluno na área da leitura. A proposta do PIRLS é, portanto, chegar mais cedo, nos primeiros anos do ensino fundamental, para alcançar a janela de oportunidade.

"Conseguimos fazer uma medida comparativa da qualidade da leitura dos nossos alunos e a qualidade da nossa alfabetização, em uma etapa que ainda conseguimos intervir, porque é no 4º ano. O PIRLS permite que saibamos quais são as nossas maiores fragilidades, e possamos conceber políticas orientadas nesse sentido", explica o diretor da Sealf.

Importante dado apontado pelos questionários do PIRLS é que, em termos internacionais, os alunos com melhores resultados são aqueles que frequentam a educação pré-escolar ou participam em casa, com os pais, de atividades de leitura. É nesse sentido que atuam os programas da Sealf e o próprio PNLD infantil 2022.

"É difícil dizer a razão pela qual o país não aderiu à prova antes. Estaríamos apenas confabulando. Existem algumas narrativas que são contrárias às avaliações, por vários motivos. Nós chegamos, vimos que havia a possibilidade de fazer a avaliação, estava no fim da janela de aplicação e, imediatamente, decidimos aderir", afirma Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização (Sealf) do MEC.

"Talvez eles não quiseram, seria uma coisa dura, chata para a criança, acharam que ela teria que brincar mais do que aprender no começo da vida escolar. Nós não pensamos assim. Achamos, sim, que a criança tem que brincar, principalmente quando a brincadeira tem intencionalidade pedagógica. É momento chave, de ouro. E existem formas de aproveitar de maneira lúdica."

O desempenho dos países no PIRLS

Dados da última edição do PIRLS revelam que, entre todas as nações que participam do exame, a Rússia é a que mais se destaca. O país começou a aplicar a prova quando que ela teve início, em 2011. Desde então, evoluiu de 528 (2011) a 581 (2016) pontos na escala que mede o desempenho das nações. A África do Sul foi o país que figurou na última posição da escala.

Na Singapura, por exemplo, que também se destaca, 29% dos alunos, em 2016, alcançaram a marca "avançada" de capacidade de leitura no PIRLS. Isso é: "ao lerem textos literários relativamente complexos, os alunos conseguem: interpretar acontecimentos da narrativa e ações das personagens a fim de apresentar razões, motivações, sentimentos e evolução das personagens, baseando-se na totalidade do texto; começar a avaliar os efeitos que as escolhas de linguagem e de estilo feitas pelo autor podem ter sobre o leitor".

E, ainda: "ao lerem textos informativos relativamente complexos, os alunos conseguem: distinguir e interpretar informação complexa proveniente de diferentes partes do texto e fundamentar, baseando-se na totalidade do texto; relacionar informação apresentada ao longo do texto a fim de explicar relações e encadeamento de ações; começar a avaliar elementos visuais e textuais a fim de contemplar o ponto de vista do autor."

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Comentários [ 32 ]

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  • L

    Leandro Fluzão

    ± 0 minutos

    Tomara que marque o início de um processo que leve ao abandono definitivo dos modismos educacionais e reacionários, provenientes da falaciosa e extremista ideologia educacional de Paulo Freire, a pedagogia da servidão aos ditadores sobre o proletariado.

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    • K

      Klin

      ± 2 dias

      Até que o diretor do centro cirúrgico estiver com a cabeça voltada somente para se manter no poder, o câncer matará todas as gerações de doentes.

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      • R

        Rômulo Viel

        ± 3 dias

        Parece que temos uma luz...

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        • M

          mup

          ± 3 dias

          Apliquem logo e exterminem os resíduos de construtivismo que tomou conta do ensino no país. Seja porque não permite alcançar resultados comparativos bons, seja porque faz o país patinar há anos nas piores colocações do ranking mundial. Não desistam, ainda é tempo de reverter o triste quadro que vários governos não foram capazes de reverter.

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          • D

            DENNER JEFFERSON PETERLINI

            ± 3 dias

            Opinião rasa de quem não sabe o que é uma sala de aula. É mais fácil culpar o professor que abrir os olhos a um sistema educacional que já começa errado, priorizando ensino superior e relegando o fundamental à própria sorte. Salas de aulas em escolas públicas são sempre superlotadas. Escolas pessimamente conservadas, sem recursos físic e pedagógicos suficientes para o uso de todas as turmas. Dinheiro que sai do Ministério da educação mas vai se esvaindo em bolsos de milhares de esquemas no país todo, e chegando de forma sempre insuficiente onde deveria chegar, que é na sala de aula para o aluno. Agora me diga meu jovem, é o professor quem cuida disso?

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            2 Respostas
            • C

              CIÊNCIA

              ± 2 dias

              Não discordo que o sistema está falido, porém posso te exemplificar inúmeras escolas, sem recursos, que conseguem dar uma educação de qualidade para os alunos, mesmo com recursos limitados. Enquanto houver professores que fingem ensinar e idiotizam as crianças com ideologia de gênero, não sairemos do buraco! Ensinar não depende de exclusivamente de recurso, depende de bons professores. Saia da bolha progressista! Já deve ser grandinho o suficiente pra não acreditar em papai Noel.

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            • D

              DENNER JEFFERSON PETERLINI

              ± 3 dias

              A propósito, como a interface do aplicativo não organiza comentários e respostas hierarquicamente, meu comentário anterior é em resposta aos comentários de Kauê e Guilherme Milene. Poderiam pensar de maneira um pouco menos rasa.

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          • V

            Vinicius Alves de Pinho

            ± 3 dias

            Análise bem precisa, e os caras fazem um escândalo quando se tenta mudar a direção disso.

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            • D

              Daniel M

              ± 3 dias

              Coincidência o poder estar na mão dos lacradores esquerdistas esses últimos 20 anos, tentando doutrinar, impor nas pessoas a falácia esquerdista.

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              • J

                José Airton Gernano da Silva

                ± 3 dias

                Reportagem mentirosa. Os governantes tem identificado o "câncer" no ensino, e inclusive sabem como combatê-lo. O que falta é decisão política para fazê-lo. Estamos no grupo dos cinco países menos cultos do mundo. Num país onde se fabrica de tudo, onde as tecnologias de ponta são manipuladas. Tudo isso protagonizado por trabalhadores brasileiros. Por que será que com a educação os ministros são escolhidos sem avaliar a experiência bem sucedida? Seria por acaso que o executivo bem sucedido da Fundação Ayrton Senna foi ignorado pelo governo atual?? Simplesmente porque ele é um executivo da educação. Tem ampla experiência. Na contramão disso o governo aloprado atual escolhe pessoas bizarras.

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                • L

                  Luigi Tenco

                  ± 3 dias

                  Airton, tudo na esquerda é bizarro, de Brizola a Boulos, de Dilma a Jandira, de Erundina a Manoela, de lularapio a a cironel

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                • L

                  Luigi Tenco

                  ± 3 dias

                  Falou o petista cujos cupinchas escolheram Haddad, HADDAD!!!, pra ministro da educação, e DILMANTA pra ministra das minas e energia e pra candidata à presidência, a inepta total que colocou o pais na sua pior recessão da história.

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                • E

                  elisangela alves laranjeira

                  ± 3 dias

                  Bem lógico o seu ponto de vista.

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              • S

                Spartacus

                ± 3 dias

                Quem pode pagar por ensino de qualidade vai ter ido filhos sempre na vanguarda

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                • M

                  Maria Sueli de Almeida

                  ± 3 dias

                  maria Sueli de Almeida: Ler bem, escrever corretamente são a chave de ouro para pensar, refletir e agir.

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                  • A

                    ARMINDO VILSON ANGERER

                    ± 3 dias

                    Lista de profissionais que são contra as avaliações, por considerarem que ela leva à opressão, são exatamente os profissionais ideológicos, que no Brasil são a maioria! Porque são contra? Por serem ideológicos e péssimos profissionais tem medo de exporem sua incompetência, sua falta de aderência à qualidade real e rezam a cartilha do quanto pior melhor! Simples Assim! Chora Brasil!

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                    • G

                      Guilherme Milone Silva

                      ± 3 dias

                      Por que não aplicam o teste nos professores? Aqueles que não atingissem os padrões mínimos deveriam ser sumariamente demitidos do corpo docente de escolas e universidade públicas. Quero ver quem tem coragem de acabar com essa máfia encrustada em sindicatos e no Congresso.

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                      • M

                        Marco Polo

                        ± 3 dias

                        É uma das opções. No entanto, é condição sine qua non, extinguir por completo a hegemônica doutrinação marxista imposta pelo MEC a seus funcionários, docentes e não docentes!

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                    • L

                      Luiz Alberto

                      ± 3 dias

                      Muita teoria, muito planejamento e pouco fazejamento, muita "política pública, muitos programas, muitos especialistas, currículos absurdos, escolas caindo aos pedaços, sem água, esgoto, internet, sem biblioteca, sem esportes, sem alimentação adequada, muita corrupção, professores mal remunerados, pais ausentes, falta de respeito ao professor em sala e fora dela, alunos cada dia mais deseducados e arrogantes, escola deixando de ser instituição de ensino para ser instituição de correção. Vou parar por aqui, pois como "especialista", quero cobrar pela minha "consultoria" também.

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                      • C

                        CIÊNCIA

                        ± 3 dias

                        Aplique os testes nos professores e descobrirá onde está o “câncer”. Será que tem que gastar milhões de reais pra esse diagnóstico? Se aluno não aprende a culpa é de quem? Do sol? Da lua? Ah! Já sei, do Bolso!

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                        • M

                          Marco Polo

                          ± 3 dias

                          O aprendizado caiu na proporção em que, nas escolas, foi se adotando progressivamente o marxismo preconizado por Paulo Freire, onde o importante é o aluno ter consciência política para criticar tudo que for fora dos preceitos socialistas/comunista, não na instrução mínima para lhe dar um suporte ao seu futuro. Chegamos ao ponto, de quando aquele Senhor foi nomeado Secretário de Educação de São Paulo, no governo de Erundina, ter acabado com as avaliações para que o aluno passasse de ano - triste cenário plantado pelo alienado Paulo Freire e consentido por nós. E ainda existem dúvidas de onde erramos?

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                          • P

                            Pindorama

                            ± 3 dias

                            Greve de professores à vista!

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                            • J

                              Jeremias Mariano

                              ± 3 dias

                              Parece que vamos dar o primeiro passo ao implementar esse parâmetro de análise que será a avaliação de interpretação e conhecimento através da leitura. Parabéns a jornalista pelo artigo, as análises dos últimos 30 anos. Se começar hoje vamos colher bons frutos nós próximos 10 anos.

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                              • L

                                Luigi Tenco

                                ± 3 dias

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                                  Luigi Tenco

                                  ± 3 dias

                                  E daria pra aplicar essas provas nos 2 ou 3 meses por ano em que as escolas não estão em greve?

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                                    Luigi Tenco

                                    ± 3 dias

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                                      Luigi Tenco

                                      ± 3 dias

                                      Não lembro onde eu lia sempre isto na minha infância: "Quem não lê mal ouve, mal fala, mal vê." Essa frase breguinha sempre me serviu de síntese da importância da leitura.

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                                        DENISSON HONORIO DA SILVA

                                        ± 3 dias

                                        Isabelle, parabéns por seu trabalho. Aoenas você poderia ter feito uma comparação, ainda que de faixas distintas, com SAT americano, equivalente ao nosso ENEM. Ele é determinado desde a decada de 20 do seculo passado, e contempla a leitura. Qual o motivo de nós nunca termos implatado o enfoque de leitura? Com a palavra, os nossos brilhantes pedagogos marxistas-leninistas. Sempre saliento, que ainda que tenha sido um aluno mediocre, o habito de leitura proporcionou-me grande diferencial no meu tempo de escola. Lógico, a influencia dos pais conta muito e acessibilidade aos livros.

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