Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paralisação

Professores da UTFPR votam pela continuidade da greve

Dos doze câmpus da instituição, continuam sem aulas os localizados em Curitiba, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Campo Mourão e Toledo

Professores de cinco câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) decidiram nesta quinta-feira (6) manter a greve da categoria iniciada em 17 de maio. A deliberação foi feita em sessão do sindicato dos docentes da instituição, o Sintutfpr, no câmpus Curitiba. Do total dos docentes presentes, 78 foram favoráveis à continuação da paralisação contra 29 contrários e 2 abstenções. A assembleia foi marcada por fortes críticas à Reitoria da instituição que acabou de incorporar o câmpus Curitiba.

Mesmo assim, assembleias locais de seis outros campi da UTFPR decidiram pelo fim da greve. O reitor da UTFPR e presidente do Conselho Universitário (Couni), Carlos Eduardo Cantarelli, aprovou sem passar pelo Couni o reinício das aulas, usando o mecanismo jurídico "ad referendum", ou seja, com a promessa de que essa decisão será apreciada e votada pelo Couni em sua próxima reunião. Dessa forma, as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (10) em Londrina, Cornélio Procópio, Apucarana e Medianeira, dia 12 (quarta-feira) em Dois Vizinhos e 17 (segunda-feira) em Pato Branco.

Dos doze câmpus da instituição, continuam em greve os localizados em Curitiba, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Campo Mourão e Toledo. O câmpus de Guarapuava foi o único que não aderiu à greve e as aulas do segundo semestre foram iniciadas em 6 de agosto.

De acordo com a UTFPR, o Conselho de Graduação e Educação Profissional (Cogep) depende da volta às aulas para discutir o novo calendário acadêmico, suspenso em 29 de junho. Nos câmpus em que as aulas forem retomadas na próxima segunda, o calendário deve ser normalizado até o fim de 2014, segundo avaliação de Maurício Alves Mendes, pró-reitor da Graduação e Educação Profissional da UTFPR.

"Quando terminar a greve será discutida a retomada das chamadas do Sisu, que estão paradas, o período de matrícula para o segundo semestre e para o primeiro período de 2013. Não devemos ter aulas domingos ou feriados, mas isso será definido pelo conselho", diz Maurício.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.