Ranking Ideb: Goiás e Espírito Santo foram os estados com os melhores índices para o ensino médio estadual.| Foto:
Ouça este conteúdo

Confira o ranking Ideb 2019: o resultado anual do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostrou que o ensino médio público brasileiro teve a maior alta no desde que a avaliação começou a ser feita com a atual metodologia, em 2005.

CARREGANDO :)

Na etapa intermediária de ensino, do 5º ao 9º ano, estes estados ocupam do primeiro ao quarto lugar do ranking geral, sem considerar se bateram ou não a meta: São Paulo, Ceará, Goiás e Paraná.

Confira o gráfico com Ranking Ideb por estados

Publicidade

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). De 2017 a 2019, as escolas de ensino médio estaduais tiveram um salto de 0,4 ponto no índice – de 3,5 para 3,9.

O Ideb leva em conta dois fatores: uma avaliação dos alunos nas disciplinas de português e matemática e a taxa de aprovação dos alunos informada pelas escolas.

Goiás e Espírito Santo foram os estados com os melhores índices para o ensino médio estadual: 4,7 e 4,6, respectivamente. O Paraná foi o que teve o maior crescimento, de 0,7 ponto, passando de 3,7 para 4,4.

As regiões sul e sudeste do país foram as que tiveram o aumento médio mais significativo em relação ao Ideb 2017, com 0,5 ponto. Enquanto o aumento em todas as outras regiões foi de ao menos 0,4 ponto em relação ao último Ideb, o da região norte foi de apenas 0,2.

Para os anos iniciais do fundamental, que vão do 1º ao 5º ano, a rede estadual do Paraná é a melhor do Brasil, superando inclusive a rede privada de nove estados. A rede privada do Rio de Janeiro teve a mesma pontuação no Ideb que a rede estadual do Paraná nesse quesito: 6,8.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]