• Carregando...
Universidades seguram lista de espera do Sisu após MEC avisar sobre falha
| Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Universidades federais de várias regiões do País comunicaram na sexta-feira (7) ter recebido uma lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com erros. A lista foi enviada para as instituições na quinta-feira (6) pelo Ministério da Educação (MEC), segundo as faculdades. Algumas horas após o envio, porém, as instituições dizem que o MEC avisou sobre falha na lista e pediu para que não fossem divulgadas.

O MEC não informou o que provocou o problema na lista de espera nem se apura a responsabilidade pela nova falha no Sisu. A pasta apenas enviou nota em que afirma que a divulgação de aprovados ocorrerá na segunda-feira (10), sem dizer o motivo. O Sisu é a plataforma do governo que reúne as vagas em universidades públicas do País.

O cronograma do MEC previa que o resultado da lista de espera fosse divulgado sexta-feira (7). Para isso, enviou as listas de candidatos selecionados às instituições. Ao menos oito universidades publicaram nota em suas páginas oficiais explicando que, por causa do erro, a relação dos aprovados não seria divulgada.

O Estado de S. Paulo apurou que o erro ocorreu em consequência de mudanças feitas nas regras de acesso à lista de espera. O Sisu permite que o candidato escolha duas opções de curso - até o ano passado, o candidato que tivesse sido aprovado na segunda opção podia desistir da vaga para ficar na lista de espera da primeira opção. Neste ano, pela primeira vez, isso não é mais permitido - quem foi selecionado para a segunda opção não pode entrar na lista de espera.

Segundo servidores, a alteração no sistema não foi configurada para todas as condições de aprovação. Por isso, houve confusão na lista de espera.

Segundo a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), a Pró-Reitoria de Graduação recebeu a lista na quinta-feira (6) à noite, quando divulgou o resultado, mas na madrugada de sexta-feira recebeu notificação do sistema do MEC de que "a instituição deve esperar a lista de espera definitiva que ainda será disponibilizada". A Ufob perguntou quando receberia a nova lista, mas não obteve resposta.

O mesmo ocorreu com a Federal de Pelotas. A instituição publicou nota em que informou os alunos de que ainda "não há nova data prevista para a divulgação" e que assim que a lista for liberada pelo MEC divulgará novo cronograma de matrículas. A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a de São Carlos (UFSCar), a de Campina Grande (UFCG) e a do Maranhão (UFMA) também comunicaram o problema.

A única que chegou a informar nova data para a divulgação da lista foi a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que disse ter sido notificada de que o resultado será publicado na segunda-feira (10), o que implica em mudanças no calendário de matrículas da instituição. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]