• Carregando...

Acontece de 27 a 29 de agosto a 17ª edição do Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnico-Racial em Curitiba. O encontro, que será realizado no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem como objetivo discutir as políticas públicas de promoção da igualdade racial e de gênero com professores e gestores dos sistemas de ensino.

Durante três dias, cerca de 500 pessoas participarão de palestras, mesas-redondas e painéis com dirigentes do Ministério da Educação (MEC) e autoridades paranaenses. Dentre os principais temas estão a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileiras.

A conferência de abertura, sob o tema "Pressupostos Civilizatórios Africanos para a Compreensão das Relações Étnico-Raciais na Educação Brasileira", será proferida por Charles Moore, professor da Universidade do Caribe (UWI), com sede em Kingston, Jamaica.

Um dos resultados previstos do seminário é o Fórum Estadual Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial, composto por organizações governamentais e não-governamentais. Esse fórum visa ao fortalecimento da articulação entre os parceiros locais e à elaboração de uma agenda local de estratégias de combate ao racismo, ao sexismo e a outras desigualdades constatadas no sistema educacional.

O evento é promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do MEC, e pelo governo do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]