• Carregando...
Quando os deveres são acumulados, o resultado não sai como esperado | Benett / Gazeta do Povo
Quando os deveres são acumulados, o resultado não sai como esperado| Foto: Benett / Gazeta do Povo

Exercitar-se, ler mais e estreitar laços familiares são "promessas" comuns ao começo de ano de muita gente. E esse costume também pode ser replicado pelos universitários para o início do ano letivo. Fazer uma honesta reflexão sobre os próprios hábitos e identificar pontos em que estão faltando dedicação e força de vontade são os primeiros passos para que novos comportamentos impulsionem notas melhores, acabem com a correria na véspera das provas e garantam uma vida acadêmica mais sadia. Com a ajuda de Alfredo Hauer (professor de Psicologia da Evangélica), Paulla Helena Silva de Carvalho (coordenadora de Pedagogia da UniBrasil) e Inge Suhr (coordenadora de Graduação Presencial do Uninter), o Vida na Universidade preparou uma lista com seis sugestões que podem tornar 2013 muito mais produtivo.

1. Não acumule

Comece a fazer um trabalho ou a ler um livro no dia em que o professor passou a tarefa. Quando esses deveres são acumulados, o resultado quase sempre traz trabalhos mal feitos, estresse com prazos ou descontos na nota por não cumprir o que foi pedido.

2. Anote

Anote tudo o que puder – de frases soltas ditas pelo professor a comentários de colegas que ajudam na compreensão do conteúdo. Calouros precisam se acostumar rápido com a autonomia que se espera de um universitário. Os professores não dirão o que deve ser copiado, mas tudo que é trabalhado em sala ou pedido como tarefa pode ser cobrado nas provas.

3. Valorize a primeira semana

Há quem deixe de ir para a aula nos primeiros dias por temer trotes ou por achar que não haverá nada importante. Nos dois casos, há muito a perder. A maioria das faculdades reserva uma semana exclusiva para calouros, na qual são apresentados os serviços, a estrutura e outros aspectos institucionais. Para os veteranos, a primeira aula de cada professor pode até não ter conteúdo, mas é quando ele mostra o plano de aulas, o modo como funcionarão as avaliações e, às vezes, é possível entender a postura do docente em relação a atrasos, leitura, trabalhos, conteúdo e avaliações.

4. Lugar certo

A escolha do lugar em que vai se sentar deve ser estratégica. Co m poucos dias de aula é possível perceber onde está a galera do barulho. Se pretende focar na aula, é melhor sentar-se mais longe da bagunça.

5. Seja mais você

Não confie tanto naquela clássica divisão de trabalhos em grupo na qual um integrante faz X e outro faz Y. Para agregar conhecimento, o melhor é participar de tudo o que for proposto, já que você pode colocar a sua nota nas mãos de alguém que não está tão interessado em se empenhar muito.

6. Revise

Mesmo que o professor não tenha passado tarefa, revise anotações ou leituras quando chegar em casa. A memorização e a compreensão dos conteúdos são beneficiadas pelo contato visual repetitivo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]