• Carregando...
 |
| Foto:

Crânio de tigre-dentes-de-sabre, garras de dinossauros, dezenas de animais empalhados e alguns vivos, como cobras e aranhas. A menção de apenas algumas das peças do Museu de Ciências Naturais da UFPR é suficiente para instigar a curiosidade, mas os responsáveis pelo espaço querem mais. Uma parceria entre o museu e escolas de educação básica pretende despertar vocação científica em jovens alunos que visitam o local.

Tendo completado 20 anos em abril, com um acervo formado por peças originais e réplicas, o museu parece ter uma localização mais modesta do que a merecida. O espaço ocupa parte do térreo do prédio do Setor de Ciências Biológicas da UFPR, no Centro Politécnico, e, embora seja aberto diariamente à visitação pública, passa quase despercebido para a maioria da população curitibana. Os visitantes mais frequentes são os acadêmicos da universidade e turmas de alunos da educação básica, graças ao programa Ciência vai à Escola.

Apoiado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o programa busca aproximar a universidade das escolas de educação básica, especialmente por meio da divulgação científica. Como o próprio nome supõe, os promotores do Ciência vai à Escola não ficam esperando que os estudantes venham conhecer o espaço. Palestras, cursos e oficinas são promovidos por professores e colaboradores em escolas públicas e privadas, a fim de divulgar assuntos científicos, agendar visitas das turmas de alunos ao museu e oferecer subsídios aos professores.

A participação dos universitários no funcionamento do museu é essencial, diz o biólogo Fernando Sedor, responsável pelo espaço. Ele conta que a maior parte das visitas escolares é monitorada por alunos bolsistas. Os graduandos explicam a exposição permanente intitulada Os Seres Vivos no Ensino Fundamental e Médio e tiram dúvidas gerais dos visitantes.

A participação, contudo, não se restringe a quem trabalha no local. "Temos programas dentro de áreas como paleontologia e anatomia comparada, e orientamos alunos na produção de monografias. Alguns estudantes de outras instituições também vêm nos procurar para fazer estágios", conta Sedor.

Serviço:

Museu de Ciências Naturais da UFPRRua Coronel Francisco H. dos Santos, 100 – Jardim das Américas Centro Politécnico – Setor de Ciências Biológicas da UFPRInformações: 3361-1628 ou biomuseu@ufpr.br

Confira algumas das peças do museu

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]