Candidatos aos cursos de Farmácia, Odontologia, Agronomia e Engenharia Química ouvidos pela Gazeta do Povo analisaram o grau de dificuldade das provas. Na segunda fase do vestibular da UFPR os candidatos fazem provas específicas de acordo com o curso escolhido. Os vestibulandos de Farmácia e Odontologia fizeram questões discursivas das disciplinas de Biologia e Química. Para os de Agronomia as provas eram de Matemática e Biologia. Já para os que tentaram uma vaga em Engenharia Química, as questões versavam sobre Física e Química.
Na opinião de Vitória Barros e Silva, 16 anos, que tenta uma vaga em Farmácia, as questões de Fisioquímica na prova de Química exigiram muito cálculo. "Estavam bem trabalhosas e difíceis, mas mesmo assim estou confiante", afirmou. Para Fernanda Zanella, 17 anos, que também tenta uma vaga em Farmácia, a prova de Biologia estava mais tranquila. Porém, a primeira questão sobre o tempo geológico a deixou com dúvidas. "Não tinha muita certeza se o que pediam era sobre a Era Mesozóica", disse.
Iago Moura, 17 anos, foi o primeiro candidato a deixar a sala de provas no câmpus Agrárias. Ele é candidato de Agronomia e fez provas específicas de Matemática e Biologia. Das 20 questões, o vestibulando deixou três em branco. "As questões estavam muito difíceis. Havia conteúdos que eu nunca tinha estudado." Ele conta que saiu mais cedo porque não ficou tentando resolver o que sabia que não conseguiria.
O treineiro Johnny Toshio, 16 anos, fez a prova para o curso de Engenharia Química, com específicas de Física e Química, e também deixou questões em branco. "Das 20, sete eu não respondi." Já Mithai Lourenço, 20 anos, que também presta vestibular para Farmácia como cotista social, considerou as duas provas, tanto de Química quanto de Biologia, difíceis. "Me saí bem melhor ontem [domingo]. Não sei se vai dar para passar. Mas vou tentar o ProUni e Sisu também", afirmou.
Treineira de Odontologia, Vitória Winkeler, 16 anos, não conseguiu resolver as questões sobre Química Orgânica. "Tem muito conteúdo que caiu na prova da Química que não aprendi ainda", ressaltou. (Colaborou PC)



