
As provas específicas do vestibular da UFPR exigiram reflexão e conhecimentos profundos dos alunos, avaliaram professores de cursos preparatórios ouvidos pela Gazeta do Povo.
O exame de Química trouxe questões contextualizadas e temas fundamentais para o estudante de ensino médio. "A prova premiou o aluno bem preparado, que realmente estudou durante o ano", explica o professor Zenewton Eduardo Kluppel, do Curso Unificado.As questões de Biologia seguiram a mesma linha, com dificuldade entre média e alta, e exigiram um raciocínio sistêmico dos vestibulandos. O destaque, segundo o professor Pedro Virgílio Constâncio, também do Unificado, foi a interação entre seres vivos e ambiente, que permeou toda a avaliação.
Já a prova de Matemática, segundo os professores do Unificado, privilegiou mais o raciocínio lógico e a interpretação do que a resolução de cálculos complexos, enquanto a avaliação de Física teve grau de dificuldade mediano. Porém, duas das questões as que envolveram eletricidade e ótica eram mais trabalhosas e exigiam atenção. "A de eletricidade poderia até induzir ao erro", explica Amilcar Costa.
As provas de Ciências Humanas cobraram a aplicação de conceitos e não apenas a memorização de trechos das leituras obrigatórias. "O que se esperava dos textos dos alunos era que fossem analíticos e não meramente narrativos", afirmou a professora de Filosofia Neusa Maria Pitta de Sousa, do Curso Elite .
Segundo o professor de História do Curso Decisivo Sérgio Luiz Freitas de Almeida, a prova da segunda fase conseguiu abordar mais temas do que a da primeira, com destaque para as questões sobre a desintegração da União Soviética e as crises de 1929 e 2008. "O aluno precisou articular o seu conhecimento e suas ideias, fazendo a relação entre períodos históricos", explicou.



