• Carregando...

As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona estudantes para preencher vagas em instituições públicas de ensino de todo o país a partir da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), começam dia 16 de janeiro. Os interessados tem até dia 18 para fazer o cadastro e concorrer a uma das 83.125 vagas do sistema.

A oferta de vagas aumentou 77% em relação ao primeiro semestre de 2010, quando 47 mil vagas foram abertas, segundo o MEC (Ministério da Educação). Este ano, elas vem de 39 universidades federais, 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, dois centros federais de educação tecnológica (Cefet), cinco universidades estaduais e na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence).

Como funciona

Quando se inscreve, o estudante pode optar por dois cursos, sendo um deles sinalizado como primeira opção. Durante o período de inscrição as opções podem ser alteradas, com base na nota de mínima necessária para a aprovação nos cursos, que é divulgada no final de cada dia. Cada mudança invalida a opção anterior.

Quando o candidato é aprovado na primeira opção, tem o nome retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga. Se for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos cursos escolhidos, pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições de ensino convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]