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Representante da Literatura Contemporânea (1960 – dias atuais), João Antônio é um dos nomes mais representativos do hiper-realismo, ou realismo brutal, pois utiliza a violência urbana como matéria-prima de seus textos. Os contos de Leão-de-chácara mostram a vida de personagens que fazem da noite e da boemia o seu meio e estilo de vida.

O livro aborda temas como a prostituição e o entorno que a estrutura (os cafetões que são sustentados pelas prostitutas e os "otários" que sustentam as prostitutas), a corrupção policial, a violência, o lucro obtido pela malandragem e pelo roubo, e o início do poder dos traficantes.

São quatro contos: três se passam no Rio de Janeiro e um na Boca do Lixo, região degradada do centro da cidade de São Paulo. A linguagem é marcada pela coloquialidade.

GêneroContos

NarradorTrês contos são narrados em primeira pessoa (Leão-de-chácara, Joãozinho da Babilônia, Paulinho Perna Torta) e apenas um em terceira pessoa (Três cunhadas – Natal 1960).

Personagens principaisLeão-de-chácara: Leão-de-chácara apelidado de Pirraça (Jaime), personagem-narrador do conto.Três cunhadas – Natal 1960: o sujeito (sem nome na narrativa) e as três cunhadas (também sem nomes), designando a vida medíocre levada por tantos.Joãozinho da Babilônia: Joãozinho da Babilônia, personagem-narrador e leão-de-chácara; Guiomar, prostituta que se apaixona por Joãozinho e com ele tem um caso; e Batistão, bacana que sustenta Guiomar.Paulinho Perna Torta: Paulinho Perna Torta, o personagem-narrador, sujeito que ascende no mundo do crime, mas percebe o seu isolamento e a sua vulnerabilidade.

TempoA ação dos contos se desenvolve nas décadas de 1950 e 1960.

EspaçoOs três primeiros contos (Leão-de-chácara, Três cunhadas – Natal 1960, e Joãozinho da Babilônia) se passam na cidade do Rio de Janeiro. O último conto do livro (Paulinho Perna Torta) tem como ambientação o centro antigo de São Paulo, a Boca do Lixo.

Fonte: Fábio Bettes, professor do Curso Positivo

Veja um exemplo de questão da Federal:

(UFPR/2007) Sobre a obra Leão-de-chácara, de João Antônio, assinale a alternativa INCORRETA:

a) O conto "Joãozinho da Babilônia" opõe, na disputa pela mesma mulher, um leão-de-chácara da noite carioca e um homem mais velho e poderoso, mostrando no desfecho que, a despeito da violência, o submundo carioca esconde dramas amorosos capazes de resgatar as personagens do mundo do crime.

b) O livro trata de tráfico de drogas e criminalidade, assim como da sordidez do comércio sexual envolvendo mulheres, os homens que as sustentam e os que são sustentados por elas, mas não explora esses temas como crítica ou denúncia, expondo-os como uma condição, uma circunstância da vida dos personagens.

c) O recorte social da obra é o da vida noturna carioca, dos "malandros e merdunchos", mas revela também o trânsito de outras classes sociais nesse ambiente.

d) Enquanto Memórias de um sargento de milícias trata da malandragem no "tempo do rei", numa visão ingênua e cômica de leves desvios sociais, Leão-de-chácara descreve a vida de um submundo carioca já violento, onde o tráfico de drogas começa a se organizar.

e) A linguagem de João Antônio constitui-se como registro autêntico daquela que é empregada no espaço social retratado por sua ficção, seja no nível da voz narrativa, seja nos diálogos.

Resposta: a)

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