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Para o professor Laércio de Mello, do Colégio da Polícia Militar do Paraná, as questões de Geografia da primeira fase da UFPR souberam equilibrar a exigência de conhecimentos específicos da disciplina e a capacidade de interpretação de textos, dados e tabelas. "Mesmo com apenas nove questões para avaliar toda a vida escolar do aluno, consegui-se trabalhar diversos temas: cartografia, urbanização, agropecuária, meio ambiente e migração", afirma.

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Segundo Laércio, havia uma questão sobre a industrialização do Brasil e o processo de urbanização e metropolização pelo qual passou o país que relacionava conhecimentos de História e Geografia. "Essa questão exigia que o aluno dominasse conceitos de urbanização e rede urbana", explica.

O professor afirma ainda que pelo menos dois exercícios (um sobre o processo de migração no Brasil e o outro sobre a distribuição de terras no país) poderiam ser resolvidos com a interpretação de dados e gráficos.

Duas questões de cartografia, segundo ele, estavam bem difíceis. "Uma delas tratava de projeção cartográfica e exigia um bom conhecimento do aluno sobre o tema. A outra exigia que o aluno dominasse os cálculos de escala."

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