• Carregando...
Ao todo, 50 mil candidatos enfrentam 80 questões objetivas de múltipla escolha | Priscila Forone/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Ao todo, 50 mil candidatos enfrentam 80 questões objetivas de múltipla escolha| Foto: Priscila Forone/Agência de Notícias Gazeta do Povo
  • No total, 15.093 estudantes foram aprovados na primeira fase realizada em 13 de novembro e devem participar desta segunda etapa

A primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) transcorre tranquilo. Os primeiros alunos que saíram da prova no câmpus da PUCPR acharam "complicadas" as provas de Química e Física. A avaliação começou às 14 horas deste domingo (13) e segue até as 19 horas. Ao todo, 50 mil candidatos fazem 80 questões objetivas de múltipla escolha, sendo nove questões de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e história; oito de Língua estrangeira; e 18 de Língua portuguesa (nove de compreensão de texto e nove relacionadas ao conteúdo de Literatura Brasileira e de uso da língua).

Os candidatos enfrentaram trânsito lento em vários pontos da cidade. O principal deles foi na Avenida Cândido de Abreu por causa da Parada da Diversidade que começou às 13 horas.

Este ano a UFPR recebeu 14,18% mais inscrições para o vestibular em relação ao ano passado. No total, 50.056 pessoas confirmaram a participação no processo seletivo, seis mil a mais em relação ao ano passado, quando o concurso teve 43.903 concorrentes. O registro é o maior desde 2004.

Atrasados

Guilherme Borges Silva, 21 anos, chegou seis minutos atrasado e perdeu a oportunidade de tentar uma vaga de Engenharia Civil. Ele não explicou porque não conseguiu chegar a tempo. "Não estava muito preocupado com o vestibular da UFPR, porque já passei na PUCPR", afirmou. "Lamento só os R$80 perdidos na inscrição", completou.

Pais

A espera vai ser longa para os pais que decidiram aguardar os filhos em frente dos locais de prova. Lucir Barbosa Barbiero, por exemplo, afirma que para ela é melhor permanecer em frente às salas de aula do que ficar em casa. "O coração está junto da minha filha", diz Lucir, que estava bastante emocionada. Ela aguarda no câmpus Agrárias da UFPR o término da prova da filha Geórgia, de 17 anos, que está tentando passar no curso de Odontologia.

Já Neide Tovhopiaty veio de União da Vitória com toda a família para acompanhar a filha Lehana Sleith, de 19 anos, e também estará no câmpus Agrárias até a conclusão do exame da filha. "Estou mais nervosa do que ela, mas confiante de que dará tudo certo", comentou.

Na PUCPR, o casal de bancários César Caramuru Carneiro Neto e Selma França Carneiro, espera a filha Raquel, de 18 anos, que tenta pela primeira vez uma vaga para o curso de Engenharia Civil. "Raquel disse que estava muito nervosa e eu respondi que eu estaria mais preocupado se ela estivesse tranquila", brincou César. "Ela está bem preparada, acho que vai passar", concluiu.

Expectativa

A banda Medbloco, do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), preparou uma apresentação especial para os candidatos desta primeira fase do vestibular da instituição. O grupo se instalou em frente ao câmpus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), onde mais de 10 mil pessoas participam do processo seletivo. A maioria dos candidatos aproveitou para dançar e relaxar com as músicas.

"Eu dancei para desestressar", diz a estudante Ruth Bianca Von Krüger, 18 anos, que tenta uma vaga de Medicina. "É a terceira vez que estou tentando o vestibular e tenho mais medo da prova de Matemática e de Física, mas estou confiante", afirma. O trânsito perto da PUCPR continua lento, mas fluindo bem.

Gabarito

A UFPR oferece 5.616 vagas em 96 cursos de graduação – 5.087 serão preenchidas com o vestibular e 529 pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSu). O gabarito provisório das questões deve ser divulgado até as 21 horas deste domingo. O resultado com os aprovados na primeira fase será conhecido até 30 de novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]