i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Balanço das prefeituras

O resultado das eleições de 2020 em quatro gráficos

  • 30/11/2020 15:55
O resultado das eleições de 2020 em quatro gráficos
| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

As eleições de 2020 foram concluídas neste domingo (29), com a realização do segundo turno em 57 municípios. A Gazeta do Povo preparou quatro infográficos que sintetizam o resultado do pleito municipal deste ano. Confira:

1. Resultado nas capitais

Entre as capitais do país, só Macapá, no Amapá, ainda não tem o novo prefeito definido. A cidade teve o pleito adiado por conta do apagão que atingiu o estado.

2. O desempenho dos partidos

As eleições de 2020 tiveram como grandes vencedores os partidos de centro. DEM, PP, PSD e PL cresceram de 2016 para cá, conquistando mais prefeituras. Já MDB, PSDB e PT, para citar alguns exemplos, encolheram entre um pleito e outro.

3. Distribuição dos partidos por população

Mesmo que tenha diminuído em número absoluto de prefeituras entre 2016 e 2020, o PSDB e o MDB são as legendas que governam nos municípios mais populosos. DEM, PSD e PP também conquistaram a prefeituras em grandes cidades.

4. Abstenção

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o pleito de 2020 teve abstenção recorde. No primeiro turno, a média foi de 23,14% em todo o país. No segundo, de 29,47%.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.