• Carregando...
eleicoes-gazeta-2022
Pesquisas eleitorais mostram desempenho de candidatos a governador| Foto: Gazeta do Povo

Pesquisas de intenção de voto vêm apontando que a eleição para presidente está polarizada entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). No último levantamento BTG/FSB (veja metodologia abaixo), por exemplo, Lula aparece com 41%, contra 35% de Bolsonaro. Os demais candidatos marcam menos de 10%.

Mas pesquisas nos estados demonstram que a polarização não se limita à disputa para presidente. Segundo os levantamentos, dez estados podem ter segundo turno entre candidatos de direita e esquerda. Em três deles, porém, há chance de a eleição ser resolvida ainda na primeira etapa do pleito: Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Norte.

A metodologia dos levantamentos citados está ao final do texto. Veja os dados:

1. São Paulo

Os concorrentes de um provável segundo turno na disputa pelo governo de São Paulo ainda estão indefinidos, de acordo com três pesquisas eleitorais recentes: Ipespe, Datafolha e Paraná Pesquisas. Mas há chances de a segunda etapa do pleito ter o candidato de Lula concorrendo diretamente com o de Bolsonaro.

Segundo o Ipespe, em pesquisa divulgada em 9 de setembro, o petista Fernando Haddad liderava a corrida com 36%. Na sequência aparecia o ex-ministro de Bolsonaro, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), com 21% das intenções de voto. O atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), estava com 16%. Pela margem de erro de 3 pontos percentuais, Garcia e Tarcísio estão tecnicamente empatados.

O Paraná Pesquisas, que divulgou levantamento no mesmo dia, mostrou Haddad com 31,2%, Tarcísio com 25,2% e Garcia com 17,3%.

A pesquisa mais recente foi divulgada pelo Datafolha nesta quinta-feira (15), e mostrou números mais parecidos com os do Ipespe – mas com um avanço para o candidato tucano. De acordo com o instituto, Haddad tinha 36% das intenções de voto, Tarcísio tinha 22% e Garcia estava com 19%.

2. Minas Gerais

Em Minas, há chance de a eleição ser definida no primeiro turno, segundo pesquisa da Genial/Quaest. Mas, se houver segunda etapa, a disputa também será polarizada entre direita e esquerda.

Segundo o levantamento, Romeu Zema (Novo), candidato à reeleição, tem 47% das intenções de voto. Ele tem a simpatia de Bolsonaro, apesar de não ter firmado uma aliança formal com o presidente. O candidato também não descarta apoio a Bolsonaro no segundo turno. "(Estar no palanque de Bolsonaro) é algo a se ver após o dia 2 de outubro (data do 1° turno). Neste momento, é impossível predizer isso", disse Zema em entrevista à CNN Brasil.

O segundo colocado é Alexandre Kalil (PSD), que tem o apoio de Lula. Kalil fez 28% das intenções de voto na pesquisa Genial/Quaest.

3. Rio de Janeiro

Pesquisa do Ipec aponta para um segundo turno entre Cláudio Castro (PL), apoiado por Bolsonaro, e Marcelo Freixo (PSB), candidato de Lula. Castro tem 37% das intenções de voto, segundo o levantamento. Freixo marcou 22%. O terceiro colocado, Rodrigo Neves (PDT), tem 7%.

O Datafolha, em levantamento divulgado nesta quinta, mostrou um cenário mais apertado entre os dois principais candidatos: Castro com 31% e Freixo com 27%. Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais, os dois estavam tecnicamente empatados.

4. Paraná

Pesquisa do Ipec aponta que, se houver segundo turno, a disputa ficará entre o candidato de Bolsonaro e o de Lula. 

Quem lidera é o atual governador Ratinho Jr. (PSD), com 55% das intenções de voto. Ele tem o apoio do presidente. Na sequência aparece Roberto Requião (PT), aliado de Lula, com 28%.

5. Pernambuco

Pesquisa do Ipespe indica que deve haver segundo turno, mas há indefinição sobre quem serão os concorrentes.

Marília Arraes (SD), que era filiada ao PT, lidera o levantamento com 35% das intenções de voto. Quatro candidatos estão tecnicamente empatados: Anderson Ferreira (PL, 13%); Raquel Lyra (PSDB, 12%); Danilo Cabral (PSB, 12%); e Miguel Coelho (União Brasil, 10%). 

Segundo a pesquisa, portanto, há chances de a eleição ser polarizada entre direita e esquerda – com uma disputa entre Marília e Anderson Ferreira, que é apoiado por Bolsonaro, por exemplo. Mas a eleição também pode ficar entre dois candidatos de esquerda – Danilo Cabral, do PSB, é apoiado por Lula.

6. Ceará

Levantamento do Ipec indica que a disputa pelo governo ficará entre um candidato de direita e outro de esquerda. Quem lidera é Capitão Wagner (União Brasil), apoiado por Bolsonaro, com 35% das intenções de voto. 

Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PDT) disputam uma vaga no segundo turno. Eles marcaram 22% e 21% na pesquisa, respectivamente.

7. Paraíba

Pesquisa do Ipec mostra um cenário embolado, com chances de um segundo turno opondo direita e esquerda. Na liderança está João Azevêdo, do PSB – mesmo partido do vice de Lula, Geraldo Alckmin. Ele marca 32% das intenções de voto.

Na sequência, Pedro Cunha Lima (PSDB), Nilvan Ferreira (PL) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB) estão tecnicamente empatados, com 16%, 15% e 14%, respectivamente. Ferreira é apoiado por Bolsonaro, enquanto Vital do Rêgo é aliado de Lula.

8. Rio Grande do Norte

Outro estado com chance de decisão no primeiro turno. A petista Fátima Bezerra, que disputa a reeleição, tem 49% das intenções de voto, segundo pesquisa do Ipec.

Se houver segundo turno, Bezerra deve disputar o governo com Capitão Styvenson (Podemos), que tem 20%. Hoje senador, ele é a favor, por exemplo, da liberação da posse de armas de fogo. Em março, também criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de proibir o deputado federal Daniel Silveira (União-RJ) de participar de eventos públicos e obrigá-lo a usar uma tornozeleira eletrônica. 

"Não dá mais para a gente ficar assistindo a ministros, e não só do Supremo, interferindo na vida e no cotidiano das pessoas. Eu sei que comida é importante, emprego é importante, mas também o direito individual e o coletivo são importantes", disse na ocasião. Capitão Styvenson, porém, não declarou apoio a Bolsonaro.

9. Alagoas

Pesquisa do Ipec aponta disputa apertada pelo governo de Alagoas. Paulo Dantas (MDB), apoiado por Lula, aparece liderando, com 24% das intenções de voto.

Em seguida, Rodrigo Cunha (União Brasil) e Fernando Collor (Pros) estão tecnicamente empatados pela margem de erro, com 21% e 17%, respectivamente. Collor disputa o governo com apoio de Bolsonaro.

10. Sergipe

Em Sergipe, a tendência é de um segundo turno entre direita e esquerda, de acordo com pesquisa do Ipec. Valmir de Francisquinho (PL), apoiado por Bolsonaro, lidera com 29%.

Na sequência estão Fábio Mitidieri (PSD) e Rogério Carvalho (PT), com 16% e 12% das intenções de voto, respectivamente. Carvalho tem o apoio oficial de Lula, mas Mitidieri também é simpático ao ex-presidente. 

O cenário pode mudar porque a candidatura de Francisquinho está envolvida em um imbróglio judicial. O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe negou o registro da candidatura dele, mas ele está recorrendo da decisão. Enquanto isso, Francisquinho segue fazendo campanha.

Metodologia das pesquisas citadas

BTG/FSB - Pesquisa nacional para presidente

O Instituto FSB Pesquisa ouviu, por telefone, dois mil eleitores entre os dias 9 e 11 de setembro de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pelo banco BTG Pactual e está registrada no TSE com o protocolo BR-06321/2022.

Ipespe - São Paulo

A pesquisa eleitoral encomendada pela TV Cultura ao Ipespe entrevistou 1.000 pessoas, entre os dias 5 e 7 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-09627/2022.

Datafolha - São Paulo

O Datafolha entrevistou 1.808 pessoas entre os dias 13 e 15 de setembro de 2022 em 74 municípios paulistas. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número SP-06078/2022. A pesquisa foi contratada pela TV Globo e o jornal Folha de São Paulo.

Paraná Pesquisas - São Paulo

O Paraná Pesquisas entrevistou 1.880 eleitores de São Paulo, pessoalmente, entre os dias 04 e 06 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é SP-03599/2022.

Genial/Quaest - Minas Gerais

A pesquisa eleitoral contratada pela Genial Investimentos e divulgada pela Quaest Pesquisa e Consultoria entrevistou 2 mil pessoas presencialmente, entre os dias 3 e 6 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com os números MG-09401/2022 e BR-06180/2022.

Ipec - Rio de Janeiro

O Ipec entrevistou pessoalmente 1.504 mil eleitores entre os dias 3 a 6 de setembro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os protocolos RJ-01599/2022 e BR-02442/2022.

Datafolha - Rio de Janeiro

O Datafolha entrevistou 1.202 pessoas entre os dias 13 e 15 de setembro de 2022 em 34 municípios fluminenses. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número RJ-00509/2022. A pesquisa foi contratada pela Folha de São Paulo e TV Globo.

Ipec - Paraná

A pesquisa eleitoral encomendada pela RPC TV para o Ipec entrevistou 1,2 mil pessoas, entre os dias 13 e 15 de setembro, em 57 municípios paranaenses. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-01166/2022; e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o código PR-02436/2022.

Ipespe - Pernambuco

A pesquisa encomendada pela Folha de Pernambuco ao Ipespe entrevistou 1 mil pessoas, entre os dias 7 e 9 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com os números PE-09209/2022 e BR-07692/2022.

Ipec - Ceará

O Ipec entrevistou pessoalmente 1,2 mil eleitores entre os dias 3 e 9 de setembro de 2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral e no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará sob os protocolos BR-06797/2022 e CE-08984/2022, respectivamente.

Ipec - Paraíba 

A pesquisa eleitoral encomendada pela TV Cabo Branco para o Ipec entrevistou 800 eleitores em 36 cidades da Paraíba, entre os dias 26 e 28 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os protocolos PB-04909/2022 e BR-05400/2022.

Ipec - Rio Grande do Norte

A pesquisa eleitoral encomendada pela Inter TV para o Ipec entrevistou 800 pessoas, entre os dias 6 e 8 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número RN-05706/2022.

Ipec - Alagoas

O Ipec entrevistou 800 eleitores entre os dias 29 e 31 de agosto de 2022 em 33 municípios alagoanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Gazeta de Alagoas e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas sob o protocolo AL-00838/2022.

Ipec - Sergipe

A pesquisa eleitoral encomendada pela TV Sergipe para o Ipec entrevistou 800 pessoas, entre os dias 22 e 24 de agosto, em 32 municípios sergipanos. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Sergipe (TRE-SE) sob o número SE-03430/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03430/2022.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]